Cidadão

Londrina realiza V Simpósio de HIV e Aids nesta segunda-feira (1°)

Profissionais do segmento debatem diversos temas; evento dialoga com as ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de Dezembro)

Será realizado nesta segunda-feira (1°), das 13h30 às 22h, o V Simpósio de HIV e Aids de Londrina, no anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Gratuito e aberto ao público, o encontro terá sua programação composta por mesas de debate com profissionais atuantes na área, reunidos sob o tema central “O avanço da ciência e o retrocesso do preconceito”.

Ao todo, estão sendo ofertadas 150 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, pelo site da Escola de Governo. No credenciamento, será solicitada a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

O Simpósio coincide com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1° de dezembro. O mês é marcado pelo Dezembro Vermelho, campanha dedicada à conscientização sobre prevenção e enfrentamento ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A gerente do Programa de ISTs da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Michele Amadeu, destacou a relevância do evento na data. “É importante esclarecer à sociedade que o HIV ainda circula como uma infecção sexualmente transmissível, mas a evolução da terapia antirretroviral transforma a infecção em uma condição crônica quando há adesão correta ao tratamento. Além disso, o Simpósio traz aos profissionais da saúde e das ciências sociais a oportunidade de refletir e buscar novas ações para mitigar o estigma e o preconceito relacionados ao HIV”, afirmou.

As atividades terão início às 13h30, com o cadastramento dos participantes. Às 14h, será realizada a mesa de abertura, com encerramento às 14h30. Em seguida, serão iniciadas as quatro mesas de discussão que compõem o cronograma do evento, todas distribuídas ao longo da tarde e noite.

Cada mesa contará com até três palestras, com duração aproximada de 30 minutos cada, ministradas por profissionais distintos e alinhados ao tema central do Simpósio. Ao final de cada bloco, haverá 15 minutos destinados às perguntas do público.

Foto: Emerson Dias / Arquivo N.Com

Michele Amadeu explicou como as temáticas foram definidas. “Os temas foram construídos em reuniões com a equipe organizadora, formada por profissionais que observam que, apesar dos avanços no tratamento e nas perspectivas para as pessoas que convivem com HIV, algumas questões sociais permanecem quase estagnadas desde o surgimento da doença”, destacou.

A primeira mesa, iniciando às 14h30, abordará “Construção histórica e social do HIV e Aids e sua interface com a epidemiologia”. As palestras serão: “Construção Social do HIV e Aids ao Longo das Décadas”; “Aspectos Biológicos do HIV e Tratamento da Doença Aids”, às 15h; e “Dados Epidemiológicos do HIV e Aids: Parâmetros para o Planejamento”. O espaço para perguntas ocorrerá das 16h às 16h15.

A segunda mesa começa às 16h15, com o tema “Estigma, vulnerabilidades e papel do controle social diante do HIV e Aids”. As exposições serão: “Vulnerabilidades Sociais e Seus Agravos pelo HIV”; “HIV e Aids em Tempos de Cultura Digital: Percepções, Estigmas e Vulnerabilidades”; e “Participação Social e Vulnerabilidades nas Políticas Públicas de HIV e Aids”. As perguntas serão realizadas das 17h45 às 18h, seguidas de intervalo até as 19h.

A programação retorna às 19h com a terceira mesa, “Avanços na Prevenção e Rede de Assistência ao HIV e Aids”, que segue até às 20h30. As palestras serão: “Acolhimento e Aconselhamento: Do Uso do Preservativo ao Autoteste para HIV”; “Saúde Emocional e Mental das Pessoas que Convivem com o HIV”; e “PrEP como Estratégia entre os Métodos de Prevenção Combinada”. O momento para perguntas será das 20h30 às 20h45.

Encerrando o Simpósio, a quarta mesa será realizada das 20h45 às 21h45, com o tema “Saúde Integral da Pessoa Convivendo com o HIV”. Serão duas palestras: “Rede de Assistência ao HIV: da Prevenção ao Tratamento” e “Envelhecimento das Pessoas que Convivem com o HIV”. O espaço final para perguntas ocorrerá das 21h45 às 22h, marcando o fechamento da programação.

O V Simpósio de HIV e Aids de Londrina é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho de Saúde de Londrina (COMUNIDS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos