Programa Movimenta CRAS realiza o II Encontro do Grupo Horta e Jardinagem
A ação propõe a revitalização da praça Ângelo Kretã; 150 mudas de sete espécies de árvores nativas serão plantadas no local
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promove na segunda-feira (1º) o II Encontro do Grupo Horta e Jardinagem – “Cuidando do que é Meu e Seu”. A iniciativa celebra o encerramento das atividades do grupo Horta e Jardinagem que são desenvolvidas pelos participantes do Programa Movimenta CRAS, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B. A ação tem início às 9h, na praça Ângelo Kretã, localizada na rua Gessi Eugênio da Silva, 920, no Conjunto Habitacional Maria Cecília, zona norte.
O grupo Horta e Jardinagem, iniciativa do Movimenta CRAS, busca fortalecer o protagonismo das famílias atendidas dentro de seus territórios. As ações realizadas pelo grupo propõe aos participantes que ampliem seu olhar sobre a comunidade onde vivem, favorecendo o acesso a direitos, serviços e políticas públicas do município. A atividade integra as ações do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família no CRAS Norte B.

Ao menos 30 usuários dos diversos territórios atendidos pelo CRAS Norte B participam da atividade de segunda-feira (1). O destaque da programação é a revitalização da praça Ângelo Kretã, que será realizada a várias mãos. Os participantes do Movimenta CRAS contam com a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que fará a roçagem do local e também a limpeza de entulhos descartados irregularmente nos arredores; da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que irá auxiliar no plantio de 150 mudas de árvores nativas; e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), que irá atuar no recolhimento de entulhos maiores.
Também participam da ação os usuários do espaço Norte Cultural que integram o Projeto Ruar Ecoartivismo, e o líder comunitário Darcisto Juvenal, morador local que há mais de 10 anos cuida da manutenção da praça.
Esta é a segunda edição do encontro, que tem como proposta aproximar os participantes das políticas públicas municipais relacionadas ao meio ambiente e ao uso dos espaços comunitários, reforçando os aprendizados construídos ao longo do projeto. A educadora social do programa, Déborah Moraes, ressalta que a ação com a comunidade é fundamental e vai muito além do cuidado ambiental, pois fortalece o vínculo das pessoas com o território onde vivem. “Quando os moradores participam ativamente do plantio, eles deixam de ser apenas usuários da praça e passam a se reconhecer como seus cuidadores. Isso favorece a preservação do espaço a longo prazo, pois a comunidade se sente responsável pela manutenção, pela proteção das mudas e pela valorização do local”, disse.

Esperançosa, a integrante da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Maitê Motta, comentou que a revitalização da praça traz uma série de benefícios a toda população. “Trata-se de uma praça que está descuidada, mas é super potente, está no meio de várias escolas, creches, tem uma mata conservada dentro do bosque”, explicou.
Ao todo, sete espécies nativas serão plantadas, são elas: Sibipiruna, Ipê Rosa, Angico, Aldrago, Ipê Branco, Pau Ferro e Paineira.
O coordenador do espaço Norte Cultural e articulador de território do Projeto Ruar, Everton Bonfim, contou que o Projeto já havia realizado plantio de mudas na praça Ângelo Kretã anteriormente, e reforça a importância do local para a promoção da educação e lazer. “Quem conhece sabe da potência que aquele espaço tem para oferecer. Tanto no caso do Ruar a gente olha como um espaço onde é possível realizar ações de educação ambiental, como aulas de biologia na própria mata. Fora isso, a revitalização da praça traz lazer para população ao lado, e também conscientização do descarte dos lixos, pois ali temos problema de descarte incorreto de materiais que não são recicláveis, de obras, móveis usados, então a população precisa olhar aquele espaço com outros olhos”, explicou.
Nesta segunda edição do “Cuidando do que é Meu e Seu”, além de auxiliar no plantio das mudas, os representantes do Ruar vão realizar o emplacamento de algumas das mudas que já foram plantadas.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




