Destaques

Inscrições abertas para a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz

CompazP

Evento tem como tema Justiça Restaurativa e contará com palestras, debates e eleição dos novos membros do Compaz

 

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), com apoio da ONG Londrina Pazeando, realiza, no dia 25 de maio (quarta-feira), das 13h às 21h30, no auditório da OAB-Londrina, a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz. O evento tem como objetivo ampliar o debate com a sociedade para fortalecer a política municipal de cultura e educação para a paz. Todas as palestras são abertas ao público e gratuitas, assim como as inscrições, que devem ser realizadas pelo endereço http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/eventos/901

O tema desta edição é “Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz”, técnica de solução de conflitos baseada no diálogo qualificado e no resgate de valores humanos fundamentais à convivência social saudável e pacífica. “O debate deste tema com a sociedade é de fundamental importância, pois estamos em busca constante de alternativas para dar força a essa cultura. A conferência é uma oportunidade que temos para aumentar e fortalecer o círculo de construção da paz na cidade”, disse o coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando e diretor do Compaz, Luis Claudio Galhardi.

compaz.londrina.pazeando.DPSegundo Galhardi, o Compaz é o único Conselho Municipal de Cultura de Paz do Brasil que está em sua quinta diretoria (2008-2016). “Londrina hoje é uma referência nacional no assunto, com trabalho articulado e organizado e um conselho ativo e atuante. Atualmente, temos na cidade 76 facilitadores de cultura de paz, que são membros do setor judiciário, além de associações de bairro, instituições e escolas”, destacou.

Em âmbito nacional, a importância do debate da Justiça Restaurativa no cenário jurídico tem ganhado destaque pelo apoio do Conselho Nacional de Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros, além de vários Tribunais Estaduais, inclusive o do Estado do Paraná, que incentivam sua implantação. A prática da Justiça Restaurativa em Londrina tem sido oficialmente implementada há pelo menos dois anos com o engajamento de instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada pelo Núcleo de Implementação da Justiça Restaurativa de Londrina.

Programação – A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz terá palestras, dinâmicas de integração e debates de propostas e sugestões de diretrizes de trabalho para o Compaz, que foram levantadas em pré-conferências. O evento contará com presenças da professora Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena; do Juiz de Direito Leoberto Brancher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, assessor especial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para difusão da Justiça Restaurativa; e do professor doutor Paulo Roberto de Souza, coordenador do Programa de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PROPAZ-UEM. A programação completa do evento pode ser acessada em http://goo.gl/e3zj2V.

Durante a conferência, também será realizada a eleição dos novos membros da sociedade civil que irão compor a nova diretoria do Compaz para o biênio 2016-2018. As doze vagas serão preenchidas por representantes de ONGs, dos segmentos religioso e profissional,  além de instituições de ensino. O Compaz é formado, ao todo, por 24 membros, sendo que os outros doze são representantes indicados pelo poder público.

 

Fotos: Ilustrativas

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos