Cidadão

Ateliê de Artes promove vivências artísticas para crianças na Vila Triolé

Com aulas semanais às sextas-feiras, a iniciativa atende crianças de 6 a 12 anos e valoriza o processo criativo; inscrições estão abertas e os encontros começam no mês de janeiro

A partir de 23 de janeiro terá início o Ateliê de artes para crianças, que oferece aulas de diferentes linguagens artísticas para crianças de 6 a 12 anos. As atividades serão coordenadas pela professora Ana Clara Antunes, e serão realizadas durante todas as sextas-feiras na Vila Cultural Triolé, localizada na Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial. As vagas são limitadas, então para participar é necessário realizar inscrição previamente.

Foto: Divulgação

Inserido na programação cultural da Vila Triolé, o Ateliê de artes passou a integrar o conjunto de ações do espaço neste ano, e tem como proposta ser uma oportunidade de desenvolvimento da criatividade e imaginação para crianças. A criação do ateliê reforça a importância do contato com a arte desde a infância, buscando explorar diferentes linguagens artísticas. Além disso, a iniciativa proporciona aos alunos um ambiente de experimentação e aprendizado coletivo.

As aulas serão no período da tarde, das 14h às 17h, abordando práticas artísticas de diferentes técnicas, como pintura, desenho, escultura e impressão. Com uma metodologia que valoriza a vivência e a descoberta, o ateliê permite que as crianças tenham abertura para incorporar seus próprios interesses. Cada encontro é organizado em dois momentos principais, o que permite que sejam experimentadas diferentes linguagens em uma mesma aula.

A professora de Artes responsável pelo Ateliê, Ana Clara Antunes, atua há quatro anos no ensino artístico voltado para o público infantil. Para a educadora, trata-se de um espaço que favorece a autonomia e a expressão das crianças ao longo do processo artístico. “As crianças são estimuladas a experimentar, fazer escolhas, resolver problemas e expressar sentimentos e ideias por meio da arte. O contato com diferentes materiais, técnicas e linguagens amplia o repertório criativo e fortalece a autoconfiança e o pensamento crítico”, ressaltou.

Um dos diferenciais do Ateliê é o trabalho com turmas reduzidas, com até oito crianças, o que possibilita um acompanhamento mais próximo ao longo das atividades. Além disso, a escolha da faixa etária considera o melhor aproveitamento das atividades e a convivência em grupo. “É um período em que as crianças já possuem maior domínio motor e estão mais abertas à convivência e ao trabalho coletivo, sem perder características da infância, como imaginação, curiosidade e espontaneidade”, contou Antunes.

Foto: Divulgação

Para o programador cultural da Vila Triolé, Alexandre Simioni, o ateliê se relaciona com a proposta da vila cultural por compartilharem das mesmas bases: a valorização da criatividade, da expressão livre e da convivência lúdica. “Além de ampliar o contato das crianças com a arte de forma prática, a iniciativa também fortalece o nosso caráter comunitário, promovendo encontros entre famílias, educadores e artistas e mantendo a Vila viva, diversa e em diálogo com a infância”, afirmou.

As inscrições podem ser feitas enquanto houver vagas disponíveis, através do telefone (43) 9 9990-0920. É cobrado um investimento de R$150,00 pelas aulas, por mês.

Além da turma da Vila Triolé, as atividades também serão realizadas na Casa da Vila, às terças e quintas-feiras, no período da tarde, para mais duas turmas. As duas vilas culturais são patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic.

Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos