Destaques

Atendimento rápido da Patrulha Rural salva vítimas de acidente em Londrina

Uso de torniquete e preparo em Atendimento Pré-Hospitalar foram decisivos para conter hemorragias até a chegada do socorro especializado

Uma ocorrência de acidente de trânsito registrada no último sábado (10), por volta das 18h, no Distrito de São Luiz, evidenciou a importância do preparo técnico e do atendimento rápido da Guarda Municipal de Londrina, por meio da Patrulha Rural.

Durante patrulhamento de rotina na região, a equipe se deparou com duas vítimas caídas ao solo — um homem e uma mulher — após um acidente envolvendo uma motocicleta em um trecho conhecido como “Estrada da Morte”, na PR-538. Ambos apresentavam fraturas expostas e intenso sangramento.

foto: Crédito Divulgação/Conexão Policial

Segundo o guarda municipal Rodrigo Monti, responsável pela equipe que atendeu a ocorrência, a guarnição agiu de forma imediata ao identificar a gravidade da situação. “A equipe estava em patrulhamento pelo Distrito de São Luiz quando, após uma curva, nos deparamos com um masculino e uma feminina caídos ao solo, além de uma motocicleta. De imediato, paramos para prestar os primeiros socorros”, relatou.

Ainda conforme Monti, o estado do homem era o mais crítico, com duas fraturas expostas — uma na perna e outra no braço — e intensa hemorragia. “O homem estava extremamente agitado e, a cada movimento, o sangramento aumentava. Foi necessário agir rapidamente, utilizando o torniquete para conter a hemorragia. O uso foi feito de forma rápida e eficaz, o que, com certeza, salvou a vida dele”, destacou.

A mulher também apresentava fratura exposta grave em uma das pernas, sendo igualmente atendida pela equipe até a chegada do suporte médico especializado. 

O guarda municipal ressaltou que o sucesso do atendimento está diretamente ligado ao treinamento contínuo em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) oferecido pela instituição. “Todos os anos a Guarda Municipal passa por reciclagens de APH. Recebemos instruções constantes para o uso dos equipamentos, incluindo o torniquete. Sem esse preparo, com certeza essas vidas não teriam sido salvas”, afirmou Monti.

O secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, ressaltou o preparo dos guardas. “Graças ao preparo da equipe e do pronto atendimento para resolver a situação, conseguimos salvar a vida deste casal. Esta foi a terceira ocorrência registrada nos últimos seis meses que precisamos utilizar este equipamento. Ocorrências desta natureza sempre ‘caem no colo’ das equipes, por isso precisamos dar uma resposta rápida para minimizar os prejuízos à vida”, afirmou.

Após a contenção das hemorragias e a estabilização das vítimas, o atendimento foi assumido pelas equipes do SIATE e do SAMU, que realizaram o encaminhamento hospitalar.

A ocorrência reforça a importância do investimento contínuo em capacitação, equipamentos e preparo técnico dos agentes de segurança, especialmente em áreas rurais, onde o tempo de resposta é decisivo para salvar vidas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos