Destaques

Mostra MARL oferece programação de arte de rua neste sábado (24)

Evento será gratuito e ocorre a partir das 9h, contando com apresentações no Calçadão e no Canto do MARL

O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) realiza a Mostra MARL neste sábado (24), a partir das 9h. O evento ocorrerá em dois locais, no Calçadão de Londrina e no ponto de cultura Canto do MARL, localizado na avenida Duque de Caxias, 324. A programação, toda gratuita e aberta ao público, conta com atividades de diferentes expressões artísticas, celebrando a formação e aprendizado dos artistas.

A Mostra é fruto de quatro ciclos de oficina realizados no ano passado, com caráter formativo e de fortalecimento dos coletivos e linguagens artísticas de rua na cidade. O evento estava marcado para o dia 13 de dezembro, mas teve que ser adiado devido à previsão climática, voltando sem alterações em sua programação.

Ocorrendo no período da manhã, a programação conta com quatro atividades focadas em diferentes performances artísticas. A primeira atração será o Laboratório de Pesquisa da Comicidade, previsto para às 9h no Calçadão, próximo ao Banco do Brasil. Coordenada pela trupe de teatro e circo Primavera Jataí, a apresentação é resultado das oficinas de mesmo nome, em que os participantes participaram de um treinamento em palhaçaria, aprofundando técnicas para números cômicos.

Foto: Divulgação

Às 9h45, o Cordão da Vila Brasil ocupa a agenda do evento, que ocorre também no Calçadão próximo à loja Pernambucanas. A performance do grupo promete explorar e celebrar as marchinhas de carnaval, resgatando a tradição dos antigos cordões carnavalescos. Os participantes da oficina utilizam instrumentos de percussão e sopro, e já realizaram o popular cortejo anteriormente.

Maracatu Baque de Obá Kossô será a terceira apresentação do dia, mostrando o aprendizado a partir do estudo dos naipes (instrumentos de percussão), loas (canto maracatu) e da tradição afro-brasileira. O arrasto mistura música, com instrumentos como alfaias, caixas, agbês e a dança dos Orixás,  percorrendo diferentes ritmos: Luanda, Martelo, Nagôb e Tumaraca

Finalizando a programação, às 11h30, ocorre a apresentação da Fábrica do Teatro do Oprimido, realizada no Canto do MARL. Conduzida pelo grupo de teatro Contra Regra, as oficinas abordaram a introdução ao teatro-fórum, um espetáculo de participação onde os personagens oprimidos e opressores entram em conflito e o público participa com alternativas para alterar a narrativa. A apresentação tem como objetivo permitir a experimentação de novas formas de expressão, diálogos e transformações.

Para a produtora da Mostra, Luiza Braga, o evento representa mais do que uma apresentação artística, sendo também um momento de encontro entre os coletivos e a comunidade por meio do espaço público. “É importante que as pessoas saibam o que está acontecendo dentro do coletivo, e a Mostra faz parte dessa abertura ao público dos nossos trabalhos. A rua é um espaço de troca e de encontro, e levar as manifestações culturais para o calçadão é ressignificar esse espaço no cotidiano da cidade”, ressaltou.

O coletivo Canto do MARL completa 10 anos de atividades neste ano, e a Mostra marca o início de suas comemorações. Para mais informações, basta acessar o perfil do Instagram @vempromarl.

O Canto do MARL recebe recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do governo federal, repassados pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos