Prefeitura inicia obra de pavimentação e drenagem em ruas de Lerroville
Trabalhos serão executados em trechos das vias Londrinópolis, Mateus Gomes Gonçalves, Israel Caçula e Augusto Pereira de Moraes, incluindo asfalto, galeria pluvial, calçadas e outras melhorias
A comunidade do distrito de Lerroville comemora a chegada da pavimentação asfáltica, com implantação de sistema de drenagem para coleta da água das chuvas e adequação das calçadas, em trechos das ruas Londrinópolis, Mateus Lemes Gonçalves, Israel Caçula e Augusto Pereira de Moraes. Na tarde desta quarta-feira (21), o prefeito Tiago Amaral foi até o distrito, acompanhado do secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Marco Brasil, e de secretários municipais e vereadores, para assinar a ordem de serviço que autorizou o início da obra.

Com investimentos na ordem de R$ 1.945.000,00, contendo repasse do Ministério das Cidades viabilizado por Marco Brasil enquanto deputado federal mais a contrapartida do Município, a pavimentação e drenagem das ruas de Lerroville será executada pela empresa Lucano Infraestrutura LTDA, de Assis. A construtora foi selecionada como responsável por essa obra ao vencer o Lote I do processo licitatório de Concorrência Eletrônica n° 0002/2025. O prazo para conclusão dos serviços, estabelecido em contrato, é de 150 dias corridos.

O projeto dessa obra, que abrange uma área de 4.854,01 metros quadrados, prevê a implantação de 519 metros de rede de galeria pluvial, incluindo poço de visita, tubulação, bocas de leão e demais estruturas necessárias; 1.121,18 metros quadrados de passeio em concreto, com acabamento em pintura, mais piso tátil e grama em faixa de serviços, jardins e talude. Os serviços contratados incluem, ainda, a sinalização viária vertical e horizontal, deslocamento de postes, ampliação da rede de baixa tensão, entre outros.
Residente do distrito de Lerroville há mais de 50 anos, a dona de casa Maria Creusa Mendes, que mora na Rua Mateus Lemes Gonçalves, comentou que as casas da rua possuíam toda a infraestrutura, como energia elétrica, rede de água e internet, exceto o asfalto. “Nunca tivemos o asfalto; minha amiga já caiu aqui e foi parar no hospital, de tanto que se machucou. Para a gente trabalhar e sair de madrugada, ir ao banco, é tudo muito ruim. Criei meus filhos nessa situação, eles já estão grandes, mas agora pros meus netos vai ser diferente. Estou muito feliz”, comemorou.

Outro que foi conferir de perto a autorização para a obra começar foi Anderson dos Santos Araújo, de 35 anos. Com uma mercearia e a moradia da família na Rua Londrinópolis, ele contou quais são as expectativas com o início das melhorias no distrito. “Aqui, onde não tem o asfalto, pessoal vem jogar lixo. E é muito complicado sair de casa, principalmente quando chove. Faz tempo que a gente esperava por essa obra e vai ser algo muito bom para todos de Lerroville, porque como o distrito é pequeno, o pessoal vai conseguir locomover melhor, fazer suas caminhadas, nem vão querer mais jogar os entulhos”, citou.
No evento de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Tiago Amaral lembrou que Lerroville, considerado o distrito com maior população na área rural de Londrina, agora está com duas frentes de trabalho. A primeira, iniciada em julho de 2025 e que deve ser concluída nos próximos meses, é a implantação da Arena Meu Campinho na Rua Ginez Navarro.

“Onde antes havia apenas um gramado, hoje existe um espaço comunitário com parquinho para as crianças, academia para idosos, quadras de areia e de grama para a prática esportiva. Por muito tempo, houve um olhar preconceituoso sobre a área rural, como se ela fosse algo do passado e seus moradores estivessem acostumados com pouco. Pensava-se que qualquer serviço ‘mais ou menos’ ou sobras da cidade seriam suficientes. No entanto, conheço profundamente a realidade dos nossos distritos e patrimônios. Historicamente, a zona rural foi a principal fonte de renda de Londrina e continua sendo uma das maiores forças da nossa economia, sendo responsável por 30% de toda a riqueza produzida no município. Não é justo que o povo rural receba menos do que a excelência. Por isso, assumi o compromisso de que tudo o que fizermos aqui será de primeira qualidade, igual ou superior ao que é feito na cidade”, declarou Tiago Amaral.
O prefeito aproveitou a oportunidade para parabenizar o empenho das equipes das secretarias municipais, para que essa e outras melhorias cheguem até a população dos distritos. Também agradeceu o apoio dos vereadores, do governo do Estado e do secretário Marco Brasil, que são parceiros ao viabilizar recursos para a cidade, tornando possível a execução de projetos que beneficiam os londrinenses. “Na vida pública, ninguém faz nada sozinho. E nosso compromisso é honrar cada cidadão londrinense, devolvendo dignidade através de resultados. Londrina será uma cidade cada vez melhor. Essa é apenas a primeira etapa. Estamos levantando todas as ruas que ainda faltam receber asfalto nos distritos”, ressaltou.

Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, só quem já caminhou por uma rua sem asfalto sabe os transtornos que isso representa. “Eu vivi essa realidade. Conheço os dois lados da moeda. Como deputado federal, trouxemos muitos recursos para Londrina. E continuo trabalhando, porque política de verdade é transformar a vida das pessoas. Isso aqui não é apenas pavimentação: é dignidade e respeito”, enfatizou.
Presente na assinatura da ordem de serviço, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, comentou que é uma determinação do prefeito Tiago Amaral de que sua equipe olhe para a zona rural de Londrina com carinho. “E já estivemos aqui em algumas oportunidades, vendo o que a comunidade precisa. Aqui temos essas ruas por pavimentar, por drenar e outros pontos a trabalhar, muitos decorrentes de uma civilização que está atuante, funcionando, e que precisa das devidas manutenções. A Secretaria de Obras está à disposição, para sempre fazer o melhor serviço para vocês que, sim, também fazem parte de Londrina”, afirmou.
O evento desta quarta-feira (21) também contou com a presença de lideranças comunitárias e moradores do distrito. Participaram também o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento e do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, e os vereadores Mestre Madureira, Régis Choucino e Valdir Santa Fé.




