Destaques

Carnaval no Zerão abre a temporada de folia em Londrina nesta sexta-feira (13) 

O evento público retorna com praça de alimentação e apresentações que animam o anfiteatro do Zerão ao longo de cinco dias 

Com direito a música, batuque, alegria, clima de festa e exaltação da cultura brasileira, o Carnaval de Londrina 2026 começa nesta sexta-feira (13), no Anfiteatro do Zerão, reunindo o público londrinense em um dos principais espaços de lazer da cidade. A programação do primeiro dia teve início com a abertura da praça de alimentação, às 17h, oferecendo variedades de comidas e bebidas. A folia dá o pontapé inicial em uma série de atividades que se estendem pelos próximos dias, com atrações musicais e blocos carnavalescos. 

A partir do fim da tarde, o palco do Zerão recebe as primeiras atrações musicais. Quem irá abrir o palco do anfiteatro será a Bateria Laranja Mecânica, banda do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na sequência, o Bloco Pé Vermelho assume a apresentação musical. O encerramento fica a cargo do DJ Anderson. 

Foto: Emerson Dias/ NCom

Com área coberta no estacionamento onde é realizada a Feira da Lua, quem quiser aproveitar o Carnaval para garantir boa gastronomia encontra, na praça de alimentação, muitas opções de barracas e food trucks. O cardápio é diversificado e inclui comidas salgadas, bebidas e doces. “É nossa primeira vez no Zerão, estamos com uma grande expectativa. Esperamos que o público venha nos prestigiar. Estaremos todos os dias aqui até as 22h”, contou a comerciante Leni Rovina, que participa do evento com uma barraca de pastel. 

O evento também traz brincadeiras de arrastões, fanfarras, DJs e brinquedos para as crianças, tornando o ambiente familiar. “É importante que o londrinense e os turistas percebam que o anfiteatro do Zerão se transformou em uma grande praça de apresentações musicais, entretenimento, lazer e alimentação”, disse o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca.  

Foto: Emerson Dias/ NCom

Segundo o secretário, a retomada do Carnaval pelo Município reforça o valor da festa como manifestação cultural e polo de atração turística, em uma festa diversificada para agradar a todos os públicos. “Tem programação para quem gosta de batucada, fanfarra, DJ; e para quem gosta de festa das crianças, principalmente, pois esse é um Carnaval que inicia as atividades cedo. A ideia é que no final de semana e feriados as pessoas venham para cá até para almoçar, a nossa praça de alimentação é bem diversa e interessante”, ressaltou. 

O local conta com a presença de ambulâncias e grande quantidade de banheiros químicos. Cuidando da segurança, a atuação integrada da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal, esta com um posto dentro do evento. Para que todos consigam chegar e circular com tranquilidade, a Prefeitura realizou intervenções para acessibilidade e foi criada uma linha direta para o Zerão, com o ônibus 826 saindo do Terminal Central de quinze em quinze minutos.  

Foto: Emerson Dias/ NCom

Para as pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas com 60 anos ou mais, a entrada se dá pela Rua Professor Júlio Estrela Moreira, com auxílio da rampa de acesso. Ao chegar no Anfiteatro, a primeira linha de arquibancada, sinalizada em branco, está destinada para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. 

Conforme o secretário municipal de Cultura, a expectativa para o Carnaval de Londrina no Zerão é de emoção e acolhimento, especialmente pelo cuidado com a acessibilidade do espaço. “Espero que o londrinense tenha, dentro de todo o regulamento que a gente estabeleceu, um Carnaval acessível, alegre, com muita segurança. E, principalmente, que as pessoas que moram em volta entendam que o Zerão é um local de lazer, então venham curtir o Carnaval da cidade de Londrina”, afirmou. 

Foto: Divulgação

Um dos precursores do samba em Londrina e, por esse motivo, escolhido para ser homenageado no Carnaval de Londrina 2026, Joaquim Braga, o Braguinha, contou ter recebido o convite com muita gratidão e emoção, e lembrou que foi em Londrina que teve seu primeiro contato com o samba. O reconhecimento a Braguinha será nesta sexta-feira (13), às 19h30, no palco do Anfiteatro. “Vim de uma cidade pequena, Ivaiporã, e só conhecia música sertaneja raiz. Fui conhecer o samba aqui em Londrina. Comecei na Escola de Samba Acadêmicos da Vila Casoni tocando tamborim”, relembrou. 

Um fato inusitado marcou o início da trajetória de Braguinha no Carnaval de Londrina. Por coincidência, sua estreia nos desfiles se deu justamente no primeiro ano em que a folia passou a ser registrada pela imprensa local. “Foi a primeira vez que nós tivemos o Carnaval de Londrina retratado num jornal, no começo do ano de 1973, o chamado Novo Jornal, primeiro jornal colorido de Londrina. É uma edição colorida, e por coincidência, no primeiro carnaval saí na capa do jornal tocando tamborim na Avenida Paraná”, compartilhou. 

Foto: Emerson Dias/ NCom

Música e animação – A primeira noite do Carnaval de Londrina 2026 terá como atrações o Bloco Pé Vermelho, seguido pela Laranja Mecânica. As apresentações devem começar a partir das 19h30. 

Segundo o presidente da Bateria Laranja Mecânica, Joâo Gabriel de Paris Leal, a banda está honrada pela oportunidade de se apresentar em um evento tão significativo e importante. “Como uma instituição universitária, sabemos que representamos um grande grupo de estudantes e levamos o nome do curso de Medicina da UEL por onde passamos, então essa apresentação marcará um momento memorável para nossa bateria, ritmistas e universidade. Esperamos fazer um show lindo, com muita alegria e espírito carnavalesco”, disse. 

Foto: Emerson Dias/ NCom

Levando alegria para bloquinhos e festas desde 2016, o Bloco Pé Vermelho se apresenta com mais de 20 integrantes, entre ritmistas, cantores e mestre. “A expectativa é grande, sendo um evento da Prefeitura, com vários artistas, várias pessoas. Nós esperamos um público legal, que a gente consiga animar a todos”, contou o vice-presidente do Bloco, Raniel Santos. 

E neste ano o Bloco Bafo Quente, grupo que sempre marca presença nos carnavais de Londrina, celebra 20 anos de história. A celebração do marco será justamente no domingo de Carnaval, junto ao público londrinense no Zerão. De acordo com vocalista do Bafo Quente, Tiaguera, celebrar 20 anos do bloco em meio a um Carnaval público é muito simbólico. “Diante do legado do Bloco, é como se a gente tivesse ganhado um presente perante a tudo que a gente já fez, artisticamente dizendo. É um momento muito especial para o Bloco, que culminou de ser um momento muito especial para a cidade também. A gente está muito feliz, orgulhoso e grato”, afirmou. 

O vocalista também destacou a importância do Carnaval como uma manifestação cultural acessível e democrática, capaz de reunir diferentes linguagens artísticas e públicos diversos. “É o momento que você tem um acesso livre à música, à cultura, à expressão artística, tanto para o povo de Londrina, para os grupos artísticos, para os blocos, para as manifestações artísticas. Então é um encontro lindo de ambas as partes, da manifestação cultural e do consumo cultural por parte do público. É um encontro maravilhoso”, ressaltou. 

Texto: Laura Gonçalves e Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos