Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Londrina
Foram eleitos os membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina (CMDPD) realizou nos dias 28 e 29 de julho, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina, com o tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.
Foi realizada a eleição dos membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina (CMDPD), para a gestão 2016-2018. Foram eleitos 12 representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes e apresentados 10 representantes do poder público.
Além de eleger os membros do CMDPD, a Conferência teve como objetivos avaliar as políticas públicas municipais relativas à pessoa com deficiência e fixar as diretrizes gerais da política municipal relativa à pessoa com deficiência no biênio de 2016 a 2018.
No primeiro dia foram debatidos os desafios com relação à saúde da pessoa com deficiência de Londrina, a acessibilidade, os serviços socioassistenciais que atentem este público e os desafios para a implementação das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.
No segundo dia, segundo o assessor de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, Almir Escatambulo, foram apresentadas cerca de 20 propostas que subsidiarão as Diretrizes para a política municipal de atenção à pessoa com deficiência. “Foram apresentadas propostas na área da saúde, educação, política de gênero, entre outras áreas, bastante discutidas e elaboradas pelos presentes”, disse.
Almir avalia que conferência foi muito proveitosa e os resultados subsidiarão o plano de trabalho para os próximos anos. “O próximo passo é fazermos um relatório do que foi discutido na conferência para atualizarmos o Plano Municipal de Atenção à Pessoa com deficiência”, informou.
Foto: Vivian Honorato




