Conferência debate propostas sobre financiamento e infraestrutura culturais
Evento, realizado no último fim de semana, teve debate e votação de cerca de 200 propostas apresentadas por diversos segmentos culturais da cidade
Aproximadamente 120 pessoas participaram da VIII Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, que foi realizada, na última sexta-feira (29) e sábado (30), pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural. Representantes de diversos segmentos culturais estiveram reunidos no Teatro Zaqueu de Melo para debater o tema desta edição: “Financiamento e Infraestrutura Culturais”. Participaram produtores e agentes culturais, artistas, conselheiros municipais, membros da Secretaria de Cultura e de associações, instituições, sindicatos e outras entidades locais.
O evento foi aberto na sexta-feira (29) com uma palestra ministrada por Antônio Albino Canelas Rubim, que é professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a atividade, o professor, que já foi secretário estadual de Cultura da Bahia, realizou um bate-papo com o público sobre políticas de incentivo à cultura, em torno do tema da VIII Conferência.
No sábado (30), foi realizada uma Plenária de apresentação e votação das propostas que foram indicadas a partir das 16 pré-conferências, ocorridas em julho, em todas as regiões de Londrina. O objetivo foi debater os eixos temáticos das propostas que devem orientar as políticas públicas do Município para a área de Cultura nos próximos dois anos.
Diversidade – Segundo a gestora cultural da Secretaria Municipal de Cultura e integrante da comissão organizadora do evento, Ana Cristina Mischiati, o evento teve resultado positivo, contando com um alto nível de produtividade e ampla diversidade de ideias. “Foram debatidas cerca de 200 propostas sobre infraestrutura e financiamento para a cultura, contemplando democraticamente as demandas apresentadas pelos representantes dos vários segmentos culturais da cidade. Mesmo em um ambiente com tantas ideias diferentes, o mais importante é que os participantes compartilham de um interesse em comum, que é buscar o melhor para a cultura londrinense”, ressaltou.
Os 80 delegados que foram eleitos nas pré-conferências deliberaram acerca das propostas. Foram analisadas e votadas, sob coordenação da comissão organizadora da Conferência, demandas de articulação de políticas municipais e ações direcionadas para as áreas de música, teatro, artes visuais, circo, artes gráficas, artesanato, dança, fotografia, patrimônio cultural, entre outras.
Dentre os itens principais que foram abordados dentro das áreas de financiamento e infraestrutura estão assuntos como espaços públicos, vilas culturais, patrimônio, manutenção e restauração de teatros e outros espaços, equipamentos, fundo de preservação, editais, linhas de inscrição , propostas e percentual orçamentário.
Comissão – A partir dos resultados obtidos na VIII Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, o Conselho Municipal de Política Cultural irá formar uma comissão para estudar, de forma mais aprofundada, as propostas que foram aprovadas durante o evento. Será elaborado um relatório para organizar as informações e verificar a legalidade e formas de implantação das propostas. Este material servirá como base para as discussões e articulações, junto à Secretaria de Cultura, dos projetos apresentados.
Foto: Bruno Leonel/RubroSon




