Trajetória de Aracy de Almeida será levada à escola

Vida e músicas da cantora, considerada a melhor intérprete de Noel Rosa, são tema de projeto pedagógico patrocinado pelo Promic
Para divulgar o trabalho da artista Aracy de Almeida (1914-1988) e utilizar como estratégia pedagógica para o ensino da cultura brasileira, o projeto “Araca: Arquiduquesa do Encantado” se apresentará nesta sexta-feira (5), às 16 horas, aos alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, na Rua São Salvador, 998, Centro.
A iniciativa mescla elementos cênicos e musicais para retratar parte do repertório e da vida da cantora. Para isso, durante uma hora, os integrantes do espetáculo se utilizarão do formato de programas de rádio da década de 30 para narrar a história da personalidade.
A intenção é levar a cultura brasileira para diferentes faixas etárias e ampliar o repertório musical. Para isso, a coordenadora geral, Sílvia Borba, entra em cena para interpretar Aracy de Almeida, acompanhada dos músicos Osório Perez, no violão sete cordas, André Mattos, na clarineta, Guilherme Araújo, no bandolim e Lucas Dias no pandeiro. A direção musical e os arranjos são de Paulo Vitor Poloni. O ator Leonardo Capeletti contracena com Sílvia Borba, sob a direção de Sílvio Ribeiro. Os figurinos são de Alex Lima.
Aracy cantava samba e era apreciadora de música clássica. Durante anos, participou como jurada do programa de calouro de Silvio Santos. Ela foi considerada por Noel Rosa como sua melhor intérprete. O espetáculo sobre sua vida estreou mês passado, durante o Festival de Música de Londrina, e segue até o final do ano com apresentações em diferentes regiões da cidade. O projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Foto: Divulgação




