Saúde finaliza trabalhos de campo do 3º LIRAa nesta sexta-feira (5)

Serão vistoriados de nove a dez mil imóveis de todas as regiões de Londrina; também foram divulgados os números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Endemias, encerra nesta sexta-feira (5) os trabalhos de campo do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Devem ser vistoriados, até o final das pesquisas, uma quantidade estipulada entre nove e dez mil imóveis da área urbana, abrangendo 183 localidades de todas as regiões do Município.
Segundo o assistente técnico do setor de Endemias da SMS, Elson Belisário, os serviços de campo do 3º LIRAa, iniciados na última segunda-feira (1), contam com 275 agentes de endemias, sendo 229 designados para a realização das visitas de pesquisa nos imóveis, e outros 46 atuando na supervisão e acompanhamento dos dados. “Após o encerramento das atividades de campo, será realizada, a partir da próxima semana, a leitura de amostras em laboratório para verificar a presença de larvas do mosquito”, informou.
Durante os trabalhos do LIRAa, os agentes de endemias envolvidos coletam amostras de água parada para verificar se há larvas do mosquito Aedes aegypti, além de eliminar os focos deste vetor e orientar os moradores a respeito das formas de prevenção e descarte adequado de lixos e materiais que possam vir a ser criadouros de dengue. Os locais de visitação da pesquisa são escolhidos por meio de um sorteio realizado através de um processamento feito pelo sistema de informação do Ministério da Saúde.
Ações – Além do LIRAa, e das visitas de rotina com vistorias para tratamento, orientação, aplicação do fumacê e atendimento a casos suspeitos, o Município segue realizando diversos trabalhos educativos contemplando todas as regiões da cidade. Entre as ações estão mutirões e mobilizações com a comunidade em diferentes espaços, incluindo palestras e atividades em escolas, empresas, igrejas e entidades locais.
Um exemplo recente é a campanha “Obra limpa, obra sem Aedes”, lançada no final de julho. A intenção é envolver o setor de construção civil em práticas de controle nos canteiros de obras da cidade, com orientações sobre o ciclo de reprodução do mosquito e eliminação dos criadouros. A partir disso, os agentes de endemias estão visitando as empresas de construção que, após o término do treinamento, recebem o selo “Obra limpa, obra sem Aedes”.
Números – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (4) o boletim semanal com dados atualizados sobre a dengue em Londrina. De janeiro até o momento, foram registradas 13.160 notificações referentes à doença, sendo que, deste montante, 4.145 casos foram confirmados. Outros 6.192 casos de dengue foram descartados e 2.823 estão em andamento aguardando os resultados de exames de laboratório.




