Escritor Carlos Francovig faz bate-papo sobre o livro “Balaio de Gato”

Conversa com alunos do Colégio Marista aborda o processo de criação dos poemas lúdicos publicados na coletânea; livro tem patrocínio do Promic
O escritor londrinense Carlos Francovig participa, nesta terça-feira (11), de um bate-papo com alunos do Colégio Marista, na avenida Maringá, 78, Jardim Bancários. O encontro tem como foco o livro de poemas “Balaio de Gato”, lançado em setembro deste ano. A publicação conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e traz o selo da editora Atrito Arte. A conversa com o autor será realizada nos períodos matutino e vespertino, às 8 horas e às 14 horas.
O livro “Balaio de gato” traz, em forma de poemas lúdicos, um universo de personagens composto por bichos, fenômenos naturais, objetos e pessoas que remetem às lembranças mais profundas e primeiras da nossa vida. Nesta coletânea, Carlos Francovig resgata a pureza das indagações e afirmações, dos sentidos e das sensações, das cores e dos amores e lança-nos para além de nós mesmos, muitas vezes frios, distantes e estanques do mundo.
Em seus versos, o poeta oferece belos toques sobre a potência da imaginação. Versos que recheiam um balaio repleto de gatos, elefantes, peixes, passarinhos, sacis e muito mais. Algo como perceber alguma coisa diferente no usual e se divertir com tal percepção. Todo mundo já passou por algo parecido, aquele momento em que a realidade deixa de fazer sentido e é ocupada pela fantasia.
De acordo com o autor, o livro trata do universo infantil, mas seu conteúdo contempla situações e acontecimentos que são facilmente reconhecidos por pessoas de todas as idades, sendo indicado, portanto, para qualquer faixa etária. “Nesse bate-papo, quero passar aos alunos um pouco mais sobre como foi a minha forma de criação e inspirações que tive para escrever os poemas. A matéria-prima que utilizei para ilustrar, de forma simples e delicada, as coisas concretas do cotidiano são as situações, sentimentos e elementos que envolvem a infância e que carregamos por toda a vida”, contou.
Entre os poemas presentes na coletânea estão diversos textos de Carlos Francovig que foram publicados, na década de 1980, na seção “Folhinha” do jornal Folha de São Paulo. “No processo de produção do livro, fiz um resgate de poemas antigos meus que se identificavam com essa proposta de trazer algo focado no lúdico. Seguindo essa característica, também fazem parte da publicação outros textos que foram premiados em alguns concursos dos quais participei”, completou.
Fotos: Divulgação




