Instalação “Costurando Temperos” encerra na próxima semana
Interessados podem visitar a manifestação artística contemporânea de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na sede da Secretaria de Cultura
Na próxima semana, encerra a instalação “Costurando Temperos”, do coletivo londrinense Barafunda. Os artistas estão expondo a instalação com tecidos e temperos culinários no solário Carlos Cascaldi, no terceiro piso da Secretaria Municipal de Cultura, Praça Primeiro de Maio, 110, centro. A visita é gratuita e pode ser feita até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18horas.
O professor de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina e coordenador das ações, Claudio Luiz Garcia, explicou que a ação faz parte do projeto de extensão “Processos de Criação em Artes Visuais”. A intenção é incentivar a formação do aluno e futuro professor de artes, para que eles recebam e participem de propostas artísticas que estimulem os sentidos, principalmente, nesse caso, o olfato. Para isso, o grupo de artistas está utilizando temperos comuns, como erva doce e tomilho, para costurar pedaços de tecido. Enquanto costuram, eles realizam uma roda de conversa e contação de histórias e experiências.
Nesta sexta-feira (18), às 11h30, o coletivo se reunirá no solário para o momento de costura dos tecidos. Assim como acontece em todas as instalações, que são manifestações artísticas contemporâneas compostas por elementos organizados em um ambiente, os artistas foram modificando a obra.
Ela começou inicialmente com objetos inanimados, espalhados pelo chão do solário, trazidos da exposição de arte coletiva “Passageira 16”, que teve apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e ocupou os espaços do Museu de Arte de Londrina, em setembro deste ano.
Agora, o coordenador do grupo Barafunda, cujo nome significa caos, explica que nada está montado ou organizado em um local específico e os espectadores poderão se sentar ao chão, andar pela instalação ou ainda participarem da roda de conversa.