Saúde realiza ações de combate ao Aedes na próxima segunda (9)

População receberá orientações sobre os perigos das doenças provocadas pelo mosquito e os meios de prevenção
Na próxima segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realizada duas ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Uma será na rede de supermercados Atacadão, nas lojas da avenida Tiradentes, região oeste, e da avenida Brasília, região leste de Londrina.
Nos locais, das 8h30 às 14 horas, será montado um espaço de orientação, onde oito agentes de endemias estarão presentes, quatro em cada mercado, para orientar a população sobre as formas de evitar e combater o Aedes. A população também será abordada nas portas de entrada e saída dos supermercados e receberá panfletos informativos. O objetivo da ação é conscientizar a comunidade sobre os perigos que o mosquito pode causar e a forma correta de prevenção.
No mesmo dia, das 8h30 às 14 horas, será montada uma exposição na Unidade Básica de Saúde (UBS) Armindo Guazzi, região leste, localizada na avenida São João, 4.321. A exposição prossegue até o dia 13 de janeiro e terá a participação de um agente de endemias e cinco agentes comunitários de saúde, os quais levarão maquete, larvário, que contém o ciclo evolutivo do mosquito, além de materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros.
Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os agentes também irão abordar a população que está rua, no entorno da UBS. “No período da tarde, a partir das 14 horas, os agentes se deslocarão para o Mercado Santarém, onde farão a abordagem dos clientes, que também receberão panfletos com orientações”, informou.
Cuidados nas férias – Segundo Lucimara, uma das orientações para o público será quanto ao armazenamento de recipientes no período das férias. A orientação é para que a pessoa recolha, antes de viajar, materiais que podem acumular água nos quintas. Também será incentivado que a pessoa que ficou responsável pelo cuidado com os animais deve lavar o recipiente de água corretamente, pelo menos a cada três dias, com bucha e sabão, e descarte a água que sobrou diretamente na terra e não no tanque.
De acordo com Lucimara, é fundamental que as pessoas também observem se não há água acumulada atrás da geladeira, tampem o vaso sanitário, vedem os ralos, com tapete ou saco plástico, e retirem a água dos vasos de planta.
Números – A secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), o resultado semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Na primeira semana do ano até o momento, foram registradas cinco notificações relacionadas à doença. Deste total, nenhum caso foi confirmado, três foram descartados e dois estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Foto: Vivian Honorato/arquivo




