Destaques

Saúde inicia trabalho de campo do 2º LIRAa na próxima semana

Dengu.eDP

Mais de nove mil imóveis de 185 localidades da área urbana, incluindo residências, comércios e terrenos baldios serão vistoriados

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, inicia, na próxima segunda-feira (10), o trabalho de campo para elaboração do 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. A previsão é que a atividade encerre até o dia 17 de abril, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Estarão envolvidos na ação mais de 200 agentes de endemias e 21 servidores do Ministério da Saúde. O trabalho será feito em cerca de nove mil imóveis de 185 localidades da área urbana, incluindo residências, comércios e terrenos baldios.

No trabalho de campo os agentes verificam, nas amostras de água parada, se há larvas de mosquitos. Quando são encontradas larvas, elas são encaminhadas para análise em laboratório, a fim de identificar se a larva é do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, os quais também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental do Município, Diana Martins, após a conclusão do trabalho de campo é feita a análise das amostras e contabilidade dos dados para elaboração do relatório final. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que os dados sejam concluídos no final de abril.

O primeiro LIRAa de 2017, divulgado no dia 25 de janeiro, apontou o índice de 4.1%, que significa que a cada 100 imóveis vistoriados na cidade, quatro apresentaram focos do mosquito. Em relação aos últimos quatro anos, dentre os levantamentos feitos na mesma época, este foi o que obteve o menor índice.

Outras ações – A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com as ações educativas de combate ao Aedes aegypti. Na próxima segunda-feira (10), das 8h30 às 10h30, haverá uma passeata e remoção mecânica de objetos que podem ser possíveis criadouros do mosquito na região norte.

A ação será concentrada nas intermediações do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Maria Nívea, localizado na rua Annibal Balarotti, 110. Segundo a educadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, o objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do armazenamento do lixo em local adequado.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos