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Município obtém resultados positivos com programa de desburocratização

Município obtém resultados positivos com programa de desburocratização

Em pouco tempo, já houve redução de prazo para emissão de certidões, redução de 33% do volume de EIVs e fortalecimento do trabalho integrado entre as secretarias

O trabalho de desburocratização da administração pública municipal de Londrina, um dos pilares da gestão do prefeito Marcelo Belinati, já produz efeitos positivos desde que começou a ser articulado, em janeiro deste ano. Com as ações desenvolvidas por meio do programa Agiliza Londrina, iniciado em maio, a Prefeitura vem colocando em prática estratégias para descomplicar seus processos internos, como uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento da cidade, facilitando os procedimentos instituídos em lei e incentivando o empreendedorismo. O objetivo é fortalecer a economia local, aumentar a renda, gerar empregos, atrair novas empresas e melhorar os atendimentos e serviços prestados ao cidadão.

Município obtém resultados positivos com programa de desburocratizaçãoEm curto período, o Município já conseguiu diminuir o prazo médio para a emissão de certidões de óbice, feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), de 60 para 30 dias úteis, o que representa cerca de 50% de redução. A otimização desse serviço foi possível graças à criação da Certidão Prévia Unificada (CPU) do Município, processo informatizado que foi implementado para agilizar a tramitação dos processos, reduzir custos e a quantidade de deslocamentos dos munícipes até os órgãos públicos.

Por meio da CPU, atualmente as consultas são encaminhadas concomitantemente para diversas secretarias, de acordo com a natureza do empreendimento, e as certidões são enviadas ao contribuinte por e-mail já contendo a assinatura digital dos servidores. Isso gera mais celeridade ao andamento do processo e permite que a verificação e a correção dos problemas de documentação ocorram logo na fase inicial. Com a reestruturação do serviço, a intenção é, em breve, encurtar o prazo atual de emissão das certidões, de 30 para 15 dias úteis, permitindo uma diminuição projetada de até 75%.

Segundo o presidente do Ippul, da Codel e coordenador do Agiliza Londrina, Nado Ribeirete, o fortalecimento da comunicação entre as secretarias e órgãos municipais é um dos principais fatores que vem permitindo os avanços alcançados até o momento no processo de desburocratização da Prefeitura de Londrina. “Com a organização dos fluxos de trabalho, a estruturação dos serviços e a informatização de processos pendentes, já começamos a colher os primeiros resultados concretos e a resolver situações pontuais em áreas como Certidão Prévia Unificada, análise de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e de loteamentos. São avanços substanciais que reduzem custos, tempo de tramitação e também de deslocamento do contribuinte. O trabalho dos servidores, com sua capacidade, qualificação e empenho é um elemento primordial para que mais melhorias se concretizem”, destacou.

Município obtém resultados positivos com programa de desburocratizaçãoPara Ribeirete, os bons resultados também geram expectativa e criam um ambiente mais favorável para que os empreendedores se motivem a investir na cidade de Londrina. “As ações que estão em curso visam romper as barreiras que vêm impedindo a instalação de mais empresas em nosso município. A reformulação dos procedimentos internos e a alteração de leis que precisam ser revistas vão fazer com que a economia local tenha um grande crescimento e nos permitir chegar ao objetivo principal, que é melhorar a qualidade dos serviços para o cidadão”, vislumbrou.

As ações do programa Agiliza Londrina são frutos da articulação promovida pela Comissão Permanente de Revisão e Desburocratização dos Processos e Procedimentos Administrativos, instituída pelo prefeito, em janeiro. O grupo construiu um estudo para identificar os principais gargalos da atual administração e buscar alternativas para solucioná-los, em medidas de curto, médio e longo prazos.

De acordo com um levantamento feito pela coordenação do programa, atualmente a Prefeitura de Londrina tem um passivo de 26.793 processos pendentes em diversas áreas. Desde a formação da Comissão, as atividades de organização e sistematização dos processos já estão em desenvolvimento no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), e já começaram, há cerca de duas semanas, junto à Vigilância Sanitária. O próximo passo será colocar em prática na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.

 

Trabalho integrado – Outro resultado positivo alcançado pelo programa de desburocratização é a regulamentação do trâmite das Consultas Prévias de Viabilidade Técnica dos Loteamentos, com a instituição de um órgão colegiado responsável pela discussão do planejamento estratégico dos novos loteamentos. Além disso, a rotina do colegiado, denominado Comissão de Análises de Diretrizes de Loteamentos (CADIL), proporcionou a adoção da prática de vistorias e pareceres conjuntos entre Ippul e Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). O fortalecimento do trabalho, hoje integrado e produzido coletivamente entre as secretarias, é outro processo que foi propulsionado pela atual gestão. O objetivo é padronizar as vistorias técnicas e fazer com que a emissão de pareceres sigam a mesma linha de raciocínio, evitando pareceres inconclusivos ou contraditórios.

Atualmente, a Comissão de Desburocratização se reúne semanalmente para debater e ajustar os serviços, promovendo, assim, diálogos entre as secretarias que, até então, não existiam nessa área de atuação.

 

Município obtém resultados positivos com programa de desburocratizaçãoEIVs – Um dos eixos prioritários de atuação do Agiliza Londrina é a reformulação do fluxo de aprovação dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs). Após medidas de parametrização e matriciamento dos estudos pendentes, a Gerência de Instrumentos Urbanísticos do órgão conseguiu identificar a atual situação de todos os processos.
Desde o início das atividades no IPPUL, houve uma  redução de 33% no volume de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) hoje em análise. Dos 286 processos de EIV levantados pelo Ippul, desde o início das atividades, 95 foram arquivados por conclusão, indeferimento ou inércia do requerente. O restante dos processos aguardam, no momento, retorno do requerente por falta de documentação ou pelo não cumprimento das medidas estabelecidas pelo Instituto.
Mais um efeito positivo do trabalho com o Ippul é a reformulação dos termos de compromisso dos EIVs. Antes do Agiliza Londrina, a média de tramitação entre a formalização dos Termos de Compromisso e a entrega do instrumento ao requerente era de 3 a 6 meses, através de um processo complexo que exigia assinaturas do prefeito e dos secretários municipais envolvidos. Atualmente, o mesmo instrumento é desenvolvido em até cinco dias úteis, uma vez que o requerente agora pode assinar o documento sozinho e encaminhar diretamente  a um cartório de títulos e documentos a documentação, que fará a conferência necessária para assegurar a legitmidade dos signatários.

 

Parametrização – Entre os avanços proporcionados pelas ações do programa Agiliza Londrina, está a implantação do serviço de parametrização da base de dados oficial do Município. O Ippul iniciou a parametrização das hierarquias viárias de todo o cadastro de imóveis do município, já atingindo 100% dos registros de imóveis voltadas para vias do tipo estrutural. Com relação às vias arteriais do município de Londrina, o órgão já concluiu 50% da parametrização. A finalidade é estabelecer critérios objetivos para avaliar se os emprendimentos podem ou não se instalar em determinada área, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fez a parametrização de 100% dos imóveis com vistos de conclusão (Habite-se) emitidos, com dados completos dos anos de 2008 a 2017.

 

Município obtém resultados positivos com programa de desburocratizaçãoUnificação ao SEI – Toda a informatização e automatização dos dados referentes aos processos que estão sendo trabalhados pelo programa Agiliza Londrina está unificada ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que facilita o acompanhamento e consulta dos processos pelas secretarias municipais.

Por meio desta plataforma digital, os órgãos responsáveis podem acompanhar o andamento completo dos processos, em tempo real, durante 24 horas, realizando as assinaturas necessárias de forma concomitante. Além de possibilitar a integração dos dados, o instrumento proporciona mais segurança, transparência e celeridade a todas as etapas dos procedimentos, além de trazer mais economia com a eliminação do uso de papel. Facilita, ainda, a identificação prévia de problemas e reforça a relação entre as secretarias, representando uma mudança de cultura de processo de trabalho nos órgãos públicos.

A implantação da ferramenta, utilizada pelo Município desde 2015, faz parte da modernização promovida pela Secretaria Municipal de Gestão Pública com o auxílio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia. De janeiro até maio de 2017, foram abertos mais de 29 mil processos pelo SEI. Deste total, foram gerados 93 mil documentos que compõem tais processos.

 

Agiliza Londrina – O Programa foi criado com o objetivo de promover a simplificação de processos administrativos como instrumento de geração de empregos, aumento de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.

 

As propostas do Agiliza Londrina foram subdividas em sete grupos de trabalho, com diferentes eixos de atuação. Dentre eles, está a Central única de atendimento ao empreendedor e protocolo de processos administrativos; agilidade na tramitação dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs), incluindo a revisão dos critérios e exigências; utilização da REDE SIM pelo Ippul, Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros; simplificação no trâmite das diretrizes de loteamentos; revisão dos distanciamentos entre atividades comerciais previstos no Código de Posturas; definição de percentuais de áreas públicas para novos loteamentos; entre outros.

 

Comissão Permanente –  A Comissão foi instituída através do decreto municipal nº 126/2017, com o objetivo de coordenar atividades de organização que promovam melhoria da gestão e a desburocratização de procedimentos e rotinas administrativas do Município. Ela é formada por representantes dos Institutos de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e de Desenvolvimento de Londrina (Codel), das secretarias municipais de Obras e Pavimentação, de Ambiente (Sema), de Fazenda, de Governo.

Após diagnóstico elaborado pela Comissão Permanente, em parceria com entidades da sociedade civil, foi observada a necessidade de promover a integração da rede de serviços públicos para simplificação dos processos e procedimentos destinados à abertura, expansão ou manutenção de empresas em Londrina.

 

Com o mapeamento dos principais problemas de abertura, expansão ou manutenção de empresas em Londrina, os integrantes da Comissão definiram soluções, que foram catalogados como sendo de curto, médio e longo prazos. Desde então, tais medidas têm sido implementadas no Município, respeitando as previsões legais.

 

Fotos: Arquivo

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