Destaques

Londrina debate Plano Diretor para os próximos 10 anos

Comunidade está convidada para participar com questionamentos, sugestões e críticas

plano.diretor.ARQUIVO.P

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), realizará nesta sexta-feira (14), às 19 horas, o lançamento da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (PDPML). O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Londrina, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 145, no Centro Cívico.

A apresentação é aberta à comunidade, não sendo necessário se inscrever com antecedência. Ela objetiva a participação dos moradores de Londrina, das instituições de ensino superior, de órgãos públicos estaduais e federais, da sociedade civil organizada e de entidades de classe. Para dar início aos trabalhos, uma equipe técnica do IPPUL explicará o que é o Plano Diretor, quais são os desafios que a cidade enfrenta e quais são as possíveis soluções. Em seguida, será aberta a palavra para que os participantes possam fazer perguntas, dar sugestões e críticas construtivas.

As leis complementares ao Plano Diretor como a do Perímetro Urbano, Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo Urbano, Parcelamento do Solo Urbano, Preservação do Patrimônio Cultural, Sistema Viário, Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e o Código Ambiental também serão revistas em conjunto. Pois, o plano busca o desenvolvimento sustentável do Município, considerando os contextos físico-biológico, socioeconômico e cultural.

Segundo o diretor de Planejamento Urbano do IPPUL e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Soccorro, o Plano Diretor é uma das legislações mais importantes para o desenvolvimento do Município, pois tem como pressuposto o diálogo com a população, que vivencia diariamente os problemas do Município e pode vir ajudar a propor soluções.

Com a revisão, a Prefeitura pretende atualizar as projeções para o futuro do desenvolvimento da cidade. Para isso, contará com o apoio das universidades que, por meio de uma cooperação técnica, farão estudos e análises das propostas elaboradas pelo governo municipal.

A expectativa é que a revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina esteja finalizada em 13 meses a contar do lançamento feito na Câmara de Vereadores, assim entrando em vigor em agosto de 2018. Após aprovação, ele passa a ser o instrumento orientador e normativo da atuação do Poder Público e da iniciativa privada, prevendo políticas, diretrizes e instrumentos para assegurar o adequado ordenamento territorial, a melhora das políticas sociais e o desenvolvimento sustentável do Município, sempre levando-se em consideração as aspirações da população.

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos