Cidadão

Endemias realiza exposição e palestra de combate ao Aedes aegypti

Objetivo é formar multiplicadores de informação, para evitar a proliferação do mosquito; Secretaria de Saúde divulgou os dados sobre a dengue

 

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue na próxima semana com as ações de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti. Na próxima quinta-feira (3), às 9 horas, será realizada uma palestra e exposição no Centro de Formação Cidadã (CFC), na Rua Genivaldo Dias de Souza, paralela à Rua Figueira, no Jardim Santiago, região oeste.

Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, participarão 35 alunos de 12 a 17 anos. Os agentes de endemias irão abordar os temas: ciclo do Aedes aegypti, maneiras de prevenir a sua proliferação e as doenças provocadas por ele, como a dengue, febre chikungunya, zika vírus e a febre amarela.

“Durante a ação, os estudantes também serão convidados a participarem de uma passeata que irá ocorrer no dia 9 de agosto, no Jardim Leonor, para que os ensinamentos não fiquem apenas na teoria, mas na prática também”, contou. Lucimara informou ainda que os estudantes também irão receber panfletos e cartazes com diversas orientações de prevenção.

Durante a ação será montada, uma exposição do Aedes aegypti, com a maquete do quintal certo e o errado, o larvário, que mostra o ciclo evolutivo do mosquito, e materiais lúdicos que simbolizam os criadouros, como garrafas, tampinhas, potes e plásticos. “Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes, para que não permitam que a proliferação do mosquito aconteça. Dessa maneira, eles levam o que aprendem aos familiares e se atentam mais aos cuidados com o lixo, fundamental para evitar a proliferação do Aedes e outras doenças”, ressaltou.

Cuidados – Segundo Lucimara, a orientação é para que os cidadãos dediquem pelo menos 10 minutos, a cada dois dias, para vistoriar os seus quintais e casas, recolhendo objetos que podem acumular água. “Sabemos que os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até 450 dias em ambientes secos, podendo vir a eclodir no verão, devido às chuvas e as temperaturas mais altas, por isso a importância dos cuidados constantes, inclusive no inverno”, frisou.

Empresas, instituições, escolas e projetos que têm interesse em fazer agendamentos de atividades junto à Coordenação de Controle de Endemias podem entrar em contato pelo Disque Dengue (0800 400 1893), das 12h30 às 13h30. O número também pode ser acionado para a comunidade tirar dúvidas e denunciar possíveis focos do mosquito, das 8 às 13h30.

Números da Dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (26), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.189 notificações relacionadas à doença. Deste total, 29 casos foram confirmados e 1.999 descartados. Outros 161 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos