Saúde promove capacitação de combate ao tabagismo
Médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior do NASF vão atualizar seus conhecimentos sobre tratamento aos fumantes
Começou nesta terça-feira (15), a capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde em “Abordagem Intensiva para o Tratamento do Fumante”. O primeiro dia de aperfeiçoamento contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que deu início as atividades. O curso também será realizado nesta quinta-feira (17) e na próxima quarta-feira (23), das 7h30 às 13h, no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB-UEL), situado à Rodovia Celso Garcia Cid, S/N.
Cerca de 80 profissionais da rede municipal de saúde, entre médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) receberam informações para a atuação e desenvolvimento de grupos de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A palestra de hoje foi realizada por meio de videoconferência com a psicóloga e coordenadora da Rede Internacional de Controle do Tabaco em Mulheres, da Universidade do Alabama, Isabel Scarinci.
O secretário de Saúde explicou que, em 2016, no Brasil, foram gastos R$ 30 bilhões em tratamento do tabagismo, o que representa 1/3 do orçamento total do Ministério da Saúde. “É muito dinheiro gasto com o tabagismo e não foram recursos investidos na prevenção, mas em tratamento de doenças causados pelo tabaco. Somente em 2015, mais de 250 mil pessoas morreram devido ao tabagismo no país, por isso precisamos capacitar nossos servidores para realizarmos mais ações de conscientização e mostrarmos que esse é um assunto sério, que as pessoas precisam se prevenir para evitar o aparecimento de doenças como o câncer e terem uma vida mais saudável”, explicou Machado.
A coordenadora da Saúde do Adulto da Secretaria de Saúde, Juliana de Oliveira Marques, também lembrou que a intenção é ampliar o número de equipes que oferecem grupos de apoio nas Unidades Básicas de Saúde. “A capacitação vem com o intuito de ampliarmos e reforçarmos os conhecimentos dos profissionais dos NASF e das Unidades Básicas de Saúde, para que seja possível ampliarmos a quantidade de grupos de combate ao tabagismos oferecidos pela rede municipal de saúde em Londrina”, frisou.
Durante o aperfeiçoamento, os participantes estão tendo acesso ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA); a estudos de caso; pesquisas sobre os fatores dificultadores da promoção da cessação do tabagismo e legislações e portarias da área serão trabalhados.
As aulas estão sendo ministradas por profissionais do Hospital do Coração (HC) em conjunto com servidores da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DASP) e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é atualizar os conhecimentos daqueles que ofertam os grupos de apoio nas unidades, por meio da abordagem cognitiva comportamental. Por isso, o foco está na mudança de hábitos dos fumantes. A abordagem utilizada pela rede municipal está baseada na troca de experiências dos participantes.
Dados – Em Londrina, trimestralmente são desenvolvidos cerca de 15 grupos que trabalham o tabagismo com a população. Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, desde 2010 até o momento, 4.837 pacientes participaram de sessões nas Unidades Básicas de Saúde. Dentre eles, 2.070 pessoas estavam sem fumar na quarta sessão, o que representa 42,79% dos participantes. Somente neste ano, 788 indivíduos participaram das ações dos grupos contra o tabagismo, sendo que 380 deles, ou seja, 48% estavam sem fumar no quarto encontro.
Os cidadãos que almejam deixar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, caso não haja grupo de apoio nesta unidade, o cidadão será encaminhado para os grupos agendados do Hospital do Coração.
Fotos: Divulgação – Secretaria de Saúde – Gustavo Tacaki




