Cidade

Educação participa de Congresso Internacional da Argentina

Profissionais da Secretaria de Educação apresentaram suas pesquisas de mestrado e doutorado sobre projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino

Profissionais da Secretaria de Educação apresentaram suas pesquisas de mestrado e doutorado sobre projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino

Na última semana, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram do Congresso Internacional “XVI Jornadas Interescuelas Mar del Plata”, na Argentina. Eles foram apresentar os projetos de pesquisa que realizam durante os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), na rede municipal de ensino.

A gerente de Ensino Fundamental e mestre em Educação, Adriana Biason, apresentou juntamente à profissional de Apoio Pedagógico de História, Ensino Religioso e Diversidade e mestranda, Eliane Aparecida Candoti, e a professora e doutoranda em Educação, Rúbia Renata das Neves Gonzaga, a pesquisa sobre o Projeto Conhecer Londrina e o Projeto História e Geografia.

O Conhecer Londrina é realizado na rede municipal de ensino há mais de 30 anos. Nele, os alunos são levados a conhecer a cidade em que moram, por meio de atividades extraclasse com passeios pelos pontos turísticos e culturais, como o Museu Histórico de Londrina. Já o Projeto História e Geografia vem sendo aplicado nas escolas municipais desde 2016, em que se estimulam os professores a repassarem o conteúdo didático de forma interdisciplinar para seus alunos, integrando os conhecimentos. Ele é desenvolvido do P5 ao 5º ano como desdobramento do Projeto Conhecer Londrina.

Adriana contou que os projetos foram muito elogiados no encontro internacional. “Na Argentina, estão começando a investir em ações externas à escola e aqui nós já fazemos isso há mais de 30 anos. Para eles, atividades como essas de levar os alunos para conhecer a cidade, os pontos importante e turísticos do local em que moram não são comuns. Foi uma devolutiva muito gratificante para nós”, explicou.

Além dessas iniciativas de pesquisa dos trabalhos na rede de ensino, o professor da Secretaria Municipal de Educação e mestrando em Educação, Rafael Nascimento da Silva, apresentou também seus estudos sobre a emancipação de Tamarana. Todas as pesquisas são desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “História e Ensino de História”, da Pós-Graduação em Educação da UEL, coordenado pela professora doutora, Sandra Regina Ferreira de Oliveira.

O Congresso Internacional reuniu trabalhos envolvendo aspectos da história e da memória, a valorização do patrimônio, a formação continuada de professores e outras iniciativas de ensino em Ciências Sociais desenvolvidas por diferentes países da América Latina. Ele aconteceu de 9 a 11 de agosto e foi organizado Departamento de História e Centros de Estudos Históricos da Faculdade de Humanidades da Universidade Nacional de Mar del Plata.

Outros eventos – Além dele, os pesquisadores também apresentarão as iniciativas da rede municipal de ensino entre os dias 28 e 31 de agosto, no XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC-Curitiba). O encontro científico é realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social, socializando diferentes trabalhos. O tema deste ano é “Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas”.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos