Parceria entre Defesa Social e Polícia Militar diminui ocorrências na zona rural
Além da parceria entre Guarda Municipal e PM, a segurança conta ainda com apoio da comunidade por meio de grupos de WhatsApp
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM), divulgou na manhã desta sexta-feira (29), que no ano de 2017, os números das ocorrências na zona rural diminuíram. Isso se deu após GM e Polícia Militar (PM) passarem a trabalhar de forma conjunta nos distritos e patrimônios de Londrina, em março deste ano.
O secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, contou que quando começou o trabalho integrado, uma mesma localidade chegava a ter três ocorrências, hoje, há quase 180 dias, não há ocorrências no mesmo local. “A segurança é um trabalho conjunto que abrange não só o depois, mas principalmente a prevenção”, salientou.
Para o GM Ederson Luiz Reis dos Santos, a ação integrada entre GM e PM gerou um saldo positivo que propicia ganho para a população. Atualmente, a zona rural conta com ronda diária de 24 horas, feitas por duas equipes da Defesa. “Trabalhamos de forma integrada, quando algo é percebido, ou vai a Guarda ou a PM, e uma apoia a outra, dando mais segurança para a população”, destacou.
O supervisor rural e GM, Diego Ribeiro de Souza, contou que o trabalho permitiu uma melhoria na logística da ação preventiva da zona rural. “Hoje, se ocorre alguma coisa ou há algo suspeito, tanto a PM nos avisa, quanto nós podemos avisá-la. Desta forma, sempre há segurança próximo à população”, ressaltou.
Ribeiro contou ainda que além do patrulhamento ter melhorado, as comunidades também se organizaram e ajudam por meio de grupos de WhatsApp. “Contamos com cinco grupos, feitos pelos moradores dos distritos, onde guardas municipais são integrantes. Assim, a população relata a situação e a localização. Isso facilita, pois são membros da comunidade colaborando com a segurança do lugar onde moram”, destacou. Ele disse que o trabalho ficará ainda melhor, pois existe a previsão de mais uma viatura que passa a funcionar em fevereiro.
Números – De acordo com dados da Secretaria Municipal de Defesa Social, de março até o momento, foram registradas na zona rural, 55 ocorrências, entre elas foram 8 veículos roubados recuperados; 5 armas de fogo apreendidas; 6 mandados de prisão cumpridos; 7 roubos e furtos; 3 tráficos e 17 maiores e 4 menores apreendidos.
Foto: Arquivo