Saúde desenvolve trabalhos educativos sobre endemias no “Movimenta Londrina”
Serão feitas ações para conscientizar a população e evitar a proliferação do Aedes aegypti; também haverá palestra na UPA Centro-Oeste na sexta-feira(9)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Endemias, irá desenvolver trabalhos de conscientização sobre endemias durante o mutirão de serviços “Movimenta Londrina”, que será realizado nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), na região oeste da cidade. Esta será a primeira edição do mutirão em 2018, e as atividades irão ocorrer, a partir das 8 horas, na área de abrangência do bairro Shangri-lá B e Jardim do Sol. A concentração será entre as ruas Dionísio Kloster Sampaio e Darcirio Egger, na praça da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
A equipe de agentes do setor de Endemias ficará no local das 9 às 17 horas, prestando serviços de orientação aos moradores da região. Por meio de uma exposição educativa, serão fornecidas informações acerca dos cuidados necessários no combate à dengue, visando evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Outras doenças também podem ser transmitidas por este vetor, como a chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Segundo a agente de Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, a intenção das atividades é fortalecer a divulgação das informações sobre essas e outras endemias, principalmente para evitar uma nova epidemia de dengue em Londrina. “A Secretaria Municipal de Saúde está iniciando um cronograma para reforçar os atendimentos aos locais onde foram encontrados os maiores focos de dengue, levantados no primeiro LIRAa de 2018. Serão intensificados os trabalhos de campo e também os mutirões, limpezas e ações educativas em diversos espaços públicos e instituições da cidade”, informou.
Durante as ações, a comunidade da região oeste será orientada através de materiais informativos, e também estarão à mostra cartazes e faixas com mensagens sobre a dengue.
Palestra na UPA – Nesta sexta-feira (9), o setor de Endemias da SMS fará outra ação educativa, a partir das 8 horas, também na Unidade de Pronto Atendimento Maria Angélica Castoldo, a UPA Centro-Oeste. Agentes de endemias do Município irão ministrar palestra sobre a dengue direcionada aos usuários da unidade. A UPA fica na Avenida Abélio Benatti, nº 4.000.
“Será feita uma apresentação sobre o atual panorama da dengue em Londrina, para que a população entenda quais são os riscos de uma epidemia e a importância de cada um fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, disse Cristina Gomes Torquato.
Além da palestra, também ficará montada uma exposição de endemias que inclui a demonstração do ciclo do Aedes aegypti, informações sobre doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose, além de mostruários de caramujo africano e escorpião.
“Movimenta Londrina” – Trata-se de uma iniciativa implantada pela Administração Municipal na gestão do prefeito Marcelo Belinati, tendo como objetivo o desenvolvimento de ações realizadas por diferentes secretarias e órgãos municipais em uma mesma região da cidade. As práticas integradas permitem a realização concomitante de atividades e a redução de custos para os serviços de manutenção. Por meio destes trabalhos, diferentes bairros são contemplados com ações de tapa-buracos, limpeza viária, capina e roçagem, entre outros.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (7), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 445 notificações. Destas, apenas um caso foi confirmado, 49 foram descartados e outros 395 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.