Destaques

Comitiva consegue liberação de verbas extras para atendimento de menores

prefeito.ministro.DP

No encontro com o ministro Ricardo Barros, foi anunciada a liberação de um milhão de reais em recursos federais para atendimento interdisciplinar de crianças e adolescentes em situação de risco

O prefeito Marcelo Belinati, acompanhado de uma comitiva de londrinenses, foi recebido no final da tarde desta terça-feira (20), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na ocasião, foi anunciada a liberação de recursos para ampliação do Atendimento Interdisciplinar em Saúde da Criança, em Londrina.

O encontro teve a participação do promotor da 10ª Vara da Infância e da Juventude, Leonardo Nogueira da Silva; presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e prefeito de Prado Ferreira, Sílvio Antônio Damaceno; e do deputado federal Alex Canziani.   

Na ocasião, foi apresentado ao ministro da Saúde o projeto “Fortalecendo o Futuro”, desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude do Ministério Público e Defensoria Pública, com apoio do Cismepar, da Prefeitura de Londrina e do Espaço Escuta. A iniciativa visa ampliar os atendimentos interdisciplinares realizados pelo Cismepar, com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social e terapeuta ocupacional; abrangendo também as crianças e adolescentes de Londrina em situação de risco.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a implantação do projeto é um marco histórico para Londrina. “É uma grande conquista para a cidade, na atenção a essas crianças e adolescentes em situação de risco. Serão atendidas pelo programa as crianças que estão em abrigos ou com medida protetiva, que são os casos em que houve violência física, sexual, ou psicológica no lar. E elas precisam desse apoio”, ressaltou.

Marcelo agradeceu a atuação do promotor Leonardo Nogueira da Silva, do defensor público Gabriel Fiel Lutz, e do Cismepar no desenvolvimento do projeto. “E agradeço também ao ministro Ricardo Barros, que liberou um milhão de reais para dar esse atendimento multidisciplinar na área de saúde, com psicólogo, fisioterapeuta e demais profissionais atuando em conjunto para dar suporte às nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Atualmente, a Vara de Infância e Juventude conta com 108 crianças em situação de abrigo aptas a participar do projeto “Fortalecendo o Futuro”. Segundo o promotor Leonardo Nogueira da Silva, as demandas que chegarem ao judiciário, envolvendo menores em situação de risco e desproteção social, serão repassadas ao Cismepar, para triagem e atendimento. “Esses recursos federais vão possibilitar a ampliação tão necessária. E se o projeto for executado com resolutividade, tem condição de ser ampliado para atender também demandas preventivas, evitando a que futuros casos precisem chegar até o judiciário”, apontou.

O deputado Alex Canziani, que colaborou na confecção do projeto, também agradeceu a disponibilidade do ministro da Saúde em receber a comitiva e atender a um pleito tão importante. “Tenho certeza de que esse serviço será um exemplo para o Paraná, e, futuramente, para o Brasil”, concluiu.  

Com a sinalização do ministro Ricardo Barros, serão iniciados os trâmites administrativos. A previsão é que os valores sejam liberados já no primeiro semestre deste ano, através de portaria do Ministério da Saúde.

Também compareceram na reunião o prefeito de Centenário do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Luiz Nicácio, e o diretor-executivo do Cismepar, Luis Lino de Almeida Junior.

 

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos