Conferência dará início ao trabalho de integração da biodiversidade regional

Ação acontecerá na manhã da próxima segunda-feira (5), no auditório da Prefeitura; foram convidados 25 prefeitos da região metropolitana
Na próxima segunda-feira (5), das 8h30 às 12 horas, a Prefeitura de Londrina irá receber diversas autoridades ligadas à área ambiental em uma conferência que será realizada no auditório da sede administrativa. Trata-se da reunião institucional da Conferência e Workshop “Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Gestão Metropolitana”, do Projeto InterACT-Bio, implementado pelo ICLEI – Governos Locais para Sustentabilidade.
O objetivo do projeto é desenvolver ações focadas na biodiversidade, conservação do meio ambiente e desenvolvimento das cidades. A solenidade de abertura contará com a participação do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz. Também foram convidados prefeitos de 25 municípios da região metropolitana, representantes do ICLEI, do Ministério do Meio Ambiente, da instituição alemã Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung (UFZ), entre outras.
Na tarde de segunda-feira (5) e durante toda a terça-feira (6), serão realizadas reuniões técnicas, com um workshop que objetiva a construção do modelo de gestão metropolitana e do Plano de Trabalho para implementação do InterACT-Bio. Este momento será voltado para os técnicos que trabalham com Planejamento Territorial dos 25 municípios da região metropolitana e não será aberto ao público em geral.
O workshop irá contar com a presença dos especialistas: Augustin Berghofer, do Centro de Pesquisa Ambiental da UFZ; Ana Pellegrino, da Prefeitura de Campinas; Camila Miranda, da Agência da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Dany Silvio Souza, da Prefeitura de Belo Horizonte; e Sergio Machado Ferreira, da Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP).
A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, frisou que o evento oportunizará a promoção do desenvolvimento regional integrado, chamando a atenção aos benefícios dos serviços ecossistêmicos/ambientais no planejamento territorial e contribuirá no levantamento de dados para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), previsto no Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015). “Será também uma oportunidade para que Londrina e os outros municípios se capacitem tecnicamente e recebam orientações sobre as áreas prioritárias de conservação, em termos de corredores de biodiversidade”, disse.
Sobre o projeto – O InterACT-Bio é um projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), por meio de sua Iniciativa Climática Internacional (IKI). Além do Brasil, está sendo implementado na Índia e Tanzânia, por serem países que possuem biodiversidade única, de importância global, e que enfrentam desafios complexos de desenvolvimento. Iniciado em 2017, o projeto terá duração de quatro anos.
Londrina é uma das três metrópoles brasileiras que participam do projeto, cujo objetivo é viabilizar a implementação de ações focadas na biodiversidade, conservação do meio ambiente e desenvolvimento das cidades. Assim, visa trabalhar com os governos para alinhar seus planejamentos com as Estratégias e Planos de Ação Nacional de Biodiversidade (EPANBs).
O projeto está implementado em nove regiões metropolitanas biodiversas, envolvendo seus governos nacionais e outras partes interessadas nesses três países: Brasil, Índia e Tanzânia. Na região metropolitana de Londrina e demais selecionadas, o InterACT-Bio busca oferecer suporte técnico, capacitações, além de promover a troca de informações entre as cidades participantes e órgãos técnicos.
São previstos incentivos para viabilizar estudos e investimentos em serviços associados ao aproveitamento sustentável e rentável dos recursos naturais urbanos disponíveis. Os planos de trabalho das cidades parceiras deverão incluir ações para a articulação de procedimentos e planejamentos territoriais e governamentais até 2020. Outras informações podem ser obtidas no site oficial do projeto: http://cbc.iclei.org/interact-bio-portuguese/.




