Educação promove “Semana do Movimento e Saúde” nas escolas municipais
Alunos do ensino fundamental participam de ações diversas, esportes, brincadeiras e avaliação de IMC; objetivo é combater a obesidade infantil
A Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo, até sexta-feira (16), uma série de atividades durante a 1ª Semana do Movimento e Saúde de 2018. O evento é promovido por meio do Apoio Pedagógico de Educação Física, e nesta edição o tema central é “Combate à Obesidade Infantil e na Família”. A intenção é chamar a atenção da comunidade escolar e promover a conscientização sobre a importância de hábitos preventivos, da prática de atividades físicas, alimentação saudável e higiene pessoal, entre outros aspectos voltados para a melhoria da qualidade de vida.
Todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação estão participando das ações, que tiveram início na última segunda-feira (12), envolvendo alunos do P5 ao 5º ano. A iniciativa também conta com uma edição no segundo semestre do ano, que já está agendada para ocorrer de 10 a 14 de setembro. O evento é realizado pelo Município desde 2013.
As atividades giram em torno do eixo “Movimento e Saúde”, que é trabalhado por meio de exposições, seminários, palestras, gincanas, concursos de desenhos e visitas. Os professores de Educação Física das unidades escolares coordenam as ações juntamente com a direção, supervisão e demais professores, buscando alcançar os alunos e seus familiares.
São realizados momentos de esporte e lazer com exercícios físicos, jogos e brincadeiras diversas. Cada escola tem autonomia para criar seu cronograma e fica livre para envolver parceiros como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entidades culturais, entre outros. Além disso, os alunos passarão por uma avaliação antropométrica para a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), que ocorre duas vezes por ano nas unidades escolares.
A professora responsável pelo Apoio Pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Priscila Aparecida Silva de Oliveira, destacou que a “Semana do Movimento e Saúde” busca combater o sedentarismo e a obesidade infantil, sensibilizando as famílias para que intervenham fazendo com que as crianças possam mudar seu comportamento e evitar problemas de saúde. “A iniciativa do evento é focada na prevenção e nos cuidados que podem ser tomados para a construção de uma rotina mais saudável, pois nessa fase as crianças ainda estão moldando seus hábitos. É importante prevenir contra a obesidade, que pode acarretar doenças como diabetes, hipertensão e também a depressão”, frisou.
Acompanhamento – Desde 2016, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve um levantamento mais detalhado, com dados tabulados, sobre o problema da obesidade infantil na rede municipal, com resultados obtidos na Avaliação Antropométrica, extraídos com a aferição da estatura e peso dos alunos. “Em 2017, o índice registrado de estudantes, de P5 a 5º ano, fora do peso ideal foi de 40%. Destes, 20% estavam inseridos em uma faixa de sobrepeso, e outros 17,4% em situação de obesidade”, informou Priscila.
Os trabalhos educativos da Semana do Movimento e Saúde servem para reforçar a mobilização das famílias para que seja possível minimizar os índices de peso excessivo entre os alunos e diminuir os riscos à saúde. Quando o problema de peso ou obesidade é identificado nos estudantes pela equipe de Educação Física das escolas, e a família demonstra interesse, o Município viabiliza encaminhamento para atendimento nutricional especializado junto a uma clínica parceira, sendo que as UBSs de Londrina também podem receber demandas dessa natureza.