Chromebooks doados pela Fundação Lemann começam a ser utilizados no Município
O primeiro curso a ser realizado totalmente online é sobre a Base Nacional Comum Curricular; objetivo é atingir mais de 5 mil professores da rede municipal
Professores de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina começaram, nesta semana, o curso “Construindo o currículo escolar: um diálogo permeado pelo estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Este é primeiro curso da Prefeitura de Londrina a ser realizado totalmente online, por meio dos Chomebook’s que foram doados no dia 5 de março ao Município.
A plataforma de ensino é a mesma utilizada pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, que já contabilizou 3.890 professores inscritos no curso. Segundo a diretora da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, Andreia Beluce, um dos objetivos é atingir a maior quantidade de professores possíveis com os conteúdos. “É difícil conseguir uma quantidade grande de estudantes, como essa, sem ser hoje por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, e é isto que o curso está tentando realizar com o uso da plataforma”, explicou.
Além de ser oferecido aos professores que atuam no Ensino Fundamental, o curso também é disponibilizado aos gestores escolares e supervisores pedagógicos. De acordo com a gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Perez, obrigatoriamente, todos os professores deverão fazer essa formação.
O curso é dividido em dois módulos. O primeiro bloco é mais geral e envolve todos os profissionais. Serão abordados conteúdos legais, históricos e conceituais da BNCC. Já o segundo bloco é mais específico, voltado aos regentes de turma. O curso para docentes do Ensino Fundamental tem 50 horas totais, e o de Educação Infantil, a carga horária é de 60 horas.
Segundo Andreia, para que aconteça uma aprendizagem efetiva é importante uma organização didática, planejada, acompanhada, com estratégias de ensino específicas para o ambiente virtual de aprendizagem. “É importante também, é claro, o empenho do aluno em se organizar, em ter uma gestão de organização tanto de tempo quanto de recursos, e também acompanhar a sua própria aprendizagem devido à característica da educação à distância. O estudante tem que investir muito na própria autorregulação da aprendizagem”, avaliou.
Doação – Os Chromebook’s foram doados pela Fundação Lemann, uma organização não-governamental sem fins lucrativos. Foram distribuídos 540 equipamentos para as 121 unidades da rede municipal de ensino de Londrina. Com a entrega dos computadores, mais de cinco mil professores da rede poderão participar, durante o período de hora-atividade, do curso sobre a BNCC, que foi homologada em 2017.
Fotos: Vivian Honorato