Destaques

Saúde prossegue com vacinação contra a dengue em diferentes locais da cidade

vacina.VP

No calçadão, será instalada uma barraca no sábado (31), das 9 às 17 horas; divulgados hoje(28) os números doença

 

A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com as ações descentralizadas a fim de vacinar contra a dengue o maior número possível de jovens, entre 15 e 27 anos, que precisam fazer a terceira dose, fechando o esquema vacinal. Neste sábado (31), a equipe montará uma barraca no Calçadão de Londrina, das 9 às 17 horas, em frente ao Banco do Brasil.

A quarta etapa de vacinação contra a dengue, voltada prioritariamente para as terceiras doses, foi lançada no dia 20 de março. A campanha prossegue até o dia 28 de abril e a aplicação está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina – zona urbana e rural – de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

As segundas doses também estão sendo disponibilizadas, por meio de busca espontânea dos interessados. A meta do município é vacinar 25.107 jovens, que necessitam terminar o esquema vacinal. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.

Até agora, 685 pessoas foram imunizadas na campanha em Londrina. Destas, 604 receberam a terceira dose e 81 a segunda dose. Somente no Dia D de Vacinação, que aconteceu no último sábado (24), onde todas as UBSs da zona urbana estiveram abertas para fazer a vacinação contra a dengue, foram aplicadas cerca de 500 vacinas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o número de aplicações até agora é considerado baixo. “Identificamos que persiste a dificuldade em conscientizar os jovens sobre a importância de fechar o esquema vacinal, para que a vacina tenha plena eficácia. Contudo, continuaremos com as ações descentralizadas em universidades, escolas e outros locais de circulação de pessoas com esta faixa etária, para chegarmos o mais perto possível da meta”, apontou.

Fumacê – Outra ação adotada pela prefeitura, a fim de diminuir a circulação do vírus da dengue, foi a aplicação de veneno Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, com carros fumacê, com o objetivo de matar os mosquitos que estão em fase adulta. A ação iniciou no dia 20 deste mês e a aplicação está acontecendo em todas as regiões da cidade. O trabalho será finalizado nesta semana e tanto os veículos quanto o veneno foram cedidos ao município pelo Governo do Estado do Paraná.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que população abra as portas e janelas, durante o período em que o veneno estiver sendo aplicado. Também é importante cobrir gaiolas de pássaros e aquários, bem como recolher e armazenar o recipiente de ração e bebedouros de animais e lavá-los após a aplicação do veneno. O mesmo deve ser feito com os alimentos, que devem ser cobertos ou mantidos em locais fechados.

Outra ações – Na próxima semana, na terça-feira (3), está na programação da pasta, a vacinação contra a dengue na Faculdade Arthur Thomas, de manhã e à noite, e na Sercomtel Contact Center, no período da manhã. Na quarta-feira (4), uma equipe da Secretaria de Saúde estará na Feira do Jardim Interlagos, na região leste, de manhã, e no Colégio Estadual Professora Ubedulha C de Oliveira, na Rua Júlio Farináceo, 110, Conjunto Luiz de Sá, pela manhã e à noite. Também está na programação, a visita a diversas empresas, a fim de vacinar os jovens.

Sobre a vacina – A vacina tetravalente contra a dengue foi produzida por uma empresa francesa, após 20 anos de pesquisas, e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela protege contra quatro subtipos virais da doença e a imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Também não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (28), o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 998 notificações relacionadas à doença. Deste total, sete casos foram confirmados, 605 descartados e outros 386 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos