Prefeitura inaugura espaço de debates sobre desenvolvimento sustentável
Comunidade e entidades da sociedade civil que desejarem podem participar como voluntários nos debates e ações sobre a gestão pelas águas, educação para cidadania plena e descentralização administrativa
Para facilitar os debates sobre o desenvolvimento sustentável em Londrina, principalmente os vinculados às iniciativas que trabalhem em prol da conservação das águas, nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de Londrina inaugurou o Espaço Londrina Mais. Ele está funcionando de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no primeiro andar da sede administrativa da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico.
O objetivo é deixar à disposição da população um espaço para troca de informações e ideias, orientação e apresentação das propostas do Município com relação ao meio ambiente e o desenvolvimento da cidade como, por exemplo, os trabalhos do Programa Internacional Cidade Mais, conduzido pela organização Patrulha das Águas e do qual Londrina faz parte desde o ano passado.
Além disso, segundo o coordenador da iniciativa, Marco Antonio Fortunato David, a intenção é fazer um trabalho em conjunto com a comunidade, o terceiro setor e as secretarias municipais em prol da sustentabilidade. “Esse espaço está aberto para a sociedade, servidores municipais e entidades do terceiro setor. Todos poderão nos ajudar com ideias e ações para colocarmos elas em prática”, disse.
As ideias ligadas à gestão pelas águas, educação para cidadania plena e descentralização administrativa serão bem-vindas. Assim, as iniciativas como “zelador de cidades”, que existem em outros municípios podem servir como exemplos de boas práticas a serem implantadas em Londrina e região. Também serão realizadas palestras aos interessados, reuniões, audiências públicas e visitas sobre os temas mais relevantes.
De acordo com o ambientalista responsável pelas ações do Patrulha das Águas, João das Águas, a cidade vai ser inicialmente dividida em 15 macrorregiões para facilitar os trabalhos. Nelas, a comunidade e as entidades poderão se inscrever como voluntários. “Temos que trabalhar toda as microbacias para evitarmos alagamentos, enchentes, assoreamento e a poluição. E para isso temos que ter um plano e um comitê de moradores voluntários, onde vamos discutir, normatizar e aperfeiçoar os trabalho”, disse.
Os interessados em realizar trabalhos voluntários em prol de cidades sustentáveis podem se inscrever pessoalmente no espaço disponível na Prefeitura ou pelo telefone (43) 3328-0531. No endereço eletrônico www.londrinamais.org também é possível obter mais informações, assim como, futuramente, será possível escrever um e-mail para os organizadores no londrinamais@londrina.pr.gov.br.
Fotos: Vivian Honorato