Destaques

Saúde promove palestras e exposições sobre o Aedes aegypti

dengue.ILUSTRATIVA

Atividades educativas serão desenvolvidas pela manhã nas regiões norte e sul, nesta quarta-feira (6)

 

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quarta-feira (6), uma ação educativa na região norte. Das 7h30 às 9 horas, agentes de endemias estarão em uma fábrica de vestuário orientando cerca de 500 funcionários, com uma palestra específica sobre o Aedes. A ação também conta com exposições sobre diversas endemias e vetores, como caramujo africano, esquistossomose, bicho barbeiro, escorpião e leishmaniose. A atividade irá ocorrer na Rodovia Carlos João Strass, 3.300.

O Aedes aegypti é transmissor de doenças como a dengue, zika vírus chikungunya e febre amarela urbana. A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, contou que, durante a palestra sobre o mosquito, os funcionários serão orientados sobre os modos de transmissão e prevenção. “Vamos reforçar quais são os tipos de criadouros em que a fêmea pode desovar. Os principais criadouros que detectamos são a vasilha de água do cachorro, caixa d’água sem tampa, tampa de garrafa, vasilhames abertos, pneus, e o prato de vaso de planta”, frisou.

Lucimara destacou a importância de empresas receberem essas atividades educativas, pois os funcionários moram em diversas regiões da cidade e alguns até fora de Londrina. “É muito importante esse tipo de trabalho, pois a orientação que eles receberem será disseminada em seus bairros. Além disso, sempre orientamos a empresa a elencar um responsável para fazer a verificação no pátio e demais locais que possam acumular água”, explicou.

Para solicitar palestras da Coordenação de Endemias da SMS, basta entrar em contato através do e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br, ou pelo telefone do Disque-Dengue 0800-400-1893, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O agendamento será feito conforme a disponibilidade dos agentes.

Região sul – Ainda na quarta-feira (6), os agentes de Endemias farão outra atividade educativa, na Escola Municipal Eugênio Brugin, localizada na Rua Jorge Ribeiro, 163, no Conjunto São Lourenço. Alunos na faixa etária de 5 a 11 anos participarão da palestra e poderão conhecer, através das exposições, como é o ciclo do mosquito e demais vetores de doenças, como o bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose, entre outros. Haverá uma maquete apontando exemplos de quintal certo e errado, e quais os possíveis criadouros do Aedes.

A educadora em Endemias da SMS adiantou que as ações educativas no São Lourenço terão continuidade na quinta-feira (7). “E paralelamente, os agentes vão orientar os moradores da região. Próximo à escola, existe um terreno baldio onde a própria comunidade acostumou a descartar seu lixo com frequência. Então precisamos conscientizá-los para não descartar o lixo de maneira incorreta, pois isso pode ocasionar várias doenças”, frisou.

Lucimara citou que, quando a umidade do ar é maior e ocorrem mais chuvas, aumentam os casos de proliferação do caramujo africano, especialmente próximo aos lotes vagos. Ele pode transmitir meningite eosinofílica, e por isso, a prevenção é muito importante. “A orientação é que o morador fiscalize seu quintal para observar se há incidência. Caso localize esses caramujos, ele pode recolher, desde que esteja com as mãos protegidas por luva e saco. Em seguida, deve descartar o caramujo em uma sacola com sal ou cal, e enterrá-lo em uma vala de, pelo menos, 70 cm. A recomendação é não descartar o caramujo no lixo orgânico, pois há risco de contaminação”, destacou.

Segundo Lucimara, não há registros de casos de doenças provocadas pelo caramujo africano no Paraná. “No entanto, os cuidados devem permanecer e essas orientações devem ser seguidas. E caso o morador observe que há uma quantidade muito grande do caramujo africano, pode solicitar a visita dos agentes, através do 0800-400-1893”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos