Secretaria de Saúde divulga ações de combate à dengue
Alunos das escolas estadual e municipal do Conjunto São Lourenço vão se encontrar para uma passeata e ação de limpeza, com apoio da CMTU e da Sanepar
Nesta quinta-feira (7), a partir das 8h, para marcar o “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Endemias, vai realizar duas atividades educativas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio dos alunos do Conjunto São Lourenço.
A primeira das ações será na Escola Estadual Professora Vani Ruiz Viessi, que fica na Rua Giuseppe Vittori, 165, no Conjunto São Lourenço. A partir das 8h, os alunos vão poder visualizar as explicações dadas sobre diversas endemias, através da exposição dos larvários. Isso porque os agentes municipais de endemias vão montar uma exposição com materiais ilustrativos e informativos na sede da escola estadual.
Dessa maneira, os jovens terão acesso a transmissores de endemias como o mosquito palha, que transmite a leishmaniose, o caramujo africano, que causa alguns tipos de meningites, o caramujo da esquistossomose, o bicho barbeiro, causador da Doença de Chagas e o escorpião com sua picada venenosa.
Os estudantes da Escola Municipal Eugenio Brugin, localizada próxima à escola estadual, também vão poder participar dessa ação. A intenção é conscientizar os alunos a ajudarem no combate aos transmissores dessas doenças e mostrar a eles que todos podem ajudar a manter a cidade longe de epidemias, por meio de ações simples, como a limpeza dos quintais, das casas e das ruas e o acondicimento correto do lixo.
Passeata – Depois da exposição, juntos, as crianças e os adolescentes, farão uma passeata pelo bairro, alertando a população sobre as medidas preventivas à proliferação do mosquito da dengue e as formas de combater a doença, mesmo durante o inverno. A atividade vai das 11h às 12h30 e contará com a presença de cerca de 350 pessoas.
Segundo a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, ao caminharem pelo entorno das escolas, os alunos vão fazer barulho para chamar a atenção dos moradores. Isso porque atrás da escola estadual há um terreno onde os moradores do bairro costumam jogar lixo de forma indevida.
Para limpar esse espaço e conscientizar a população para que não jogue mais lixo nele, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é parceira da ação e, desde ontem (5), está com uma pá carregadeira e um caminhão recolhendo o lixo e fazendo a limpeza do terreno. A expectativa é que o serviço termine até o final do dia de amanhã (7).
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e a Sanepar também são parceiras da atividade. Isso porque, os profissionais da Sema levarão jogos educativos sobre os cuidados com o meio ambiente e a Sanepar estará presente com o EcoExpresso Sanepar, um ônibus preparado com maquetes, painéis iluminados e vários recursos para disseminar práticas do cuidado com a água.
Números da dengue – De acordo com o levantamento semanal da dengue em Londrina, o Município registrou, de janeiro até o momento, 1.508 notificações de casos suspeitos de dengue. Desse total, apenas 15 casos foram confirmados, os outros 1.246 foram descartados e 360 encontram-se em fase de exames laboratoriais.
Foto: Arquivo




