Destaques

APL Audiovisual prepara diagnóstico sobre o setor

APL.audiovisual.DP

O objetivo é traçar perfil da região, visando a articulação de políticas públicas e novas parcerias

O Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual de Londrina e Região, que conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura, está realizando um diagnóstico no município para levantar dados sobre este segmento. A meta é fortalecer o setor audiovisual, criando bases que possibilitem a construção de estratégias e políticas públicas em benefício da cadeia produtiva regional.

O grupo lançou dois questionários virtuais para coletar as informações. Um deles é direcionado para pessoa física, contemplando todos os profissionais envolvidos com o audiovisual, e o outro atende pessoa jurídica, com alcance a produtores, empresas e instituições da área. Os interessados em participar dos questionários em cada um dos segmentos, devem acessar os links https://goo.gl/forms/HF8OFspiLr98VMro1 e https://goo.gl/forms/pE3oXQ21xaMsw2pS2, que estarão disponíveis para preenchimento até o dia 6 de julho.

O APL de Londrina foi viabilizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que auxiliou várias entidades na construção do projeto, formalizado oficialmente em julho de 2017. Mais de 15 órgãos e instituições locais participaram de sua elaboração, além de grande parte das produtoras de audiovisual existentes hoje em Londrina e região. A finalidade é possibilitar o estímulo à diversificação da produção audiovisual e o fortalecimento da produção independente e das produções regionais, visando o incremento deoferta e a melhoria permanente do padrão de qualidade.

O presidente do APL Audiovisual de Londrina e Região, Guilherme Peraro, informou que o diagnóstico fornecerá dados sobre a quantidade de empresas e pessoas que trabalham com o audiovisual na cidade. “O estudo nos permitirá interpretar qual é o volume de trabalho da área, quais são as principais necessidades e demandas, e onde é preciso avançar para alinhar parcerias e traçar estratégias que colaborem para o aprimoramento das produções, pós-produções e distribuição de conteúdos audiovisuais feitas em Londrina e região”, apontou.

Segundo Peraro, o segmento audiovisual no município vem crescendo cerca de 8% ao ano, desde 2008, com grande volume de produção e aumento no valor de venda do mercado. “A produção audiovisual da nossa região recebe destaque no cenário estadual e nacional. Sabemos que existem atualmente, apenas com relação à pessoa jurídica, cerca de 100 empresas da região no setor cadastradas junto à Ancine. A missão do APL é fazer um mapeamento e criar mecanismos para formar profissionais e tornar Londrina uma referência nacional na área até 2023. Para colher os frutos, contaremos com o empenho de todos os produtores e órgãos que participam deste grupo, incluindo a Secretaria Municipal de Cultura, que está sendo essencial com o apoio”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, frisa que o trabalho do APL tem a perspectiva de trazer parcerias e aportes financeiros que somem estrutura e consistência ao audiovisual de Londrina. “O diagnóstico busca criar condições para fortalecer as empresas e produtores locais. Com isso, ficará mais fácil captar recursos e investimentos que aumentarão as chances de Londrina e região em editais estaduais e nacionais, como por exemplo o do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine)”, explicou.

Para Cesaro, a cidade de Londrina se consolida hoje como um polo tecnológico de desenvolvimento, e o setor do audiovisual tem demonstrado grande potencial para aproveitar essa vocação, sendo uma área das que mais crescem no cenário cultural, gerando emprego e renda. “Existem diversas iniciativas e projetos excelentes sendo realizados por produtoras locais, que participam de editais importantes pelo Brasil. Em um edital de 2017, da Secretaria de Estado da Cultura, seis curta metragens de Londrina foram contemplados entre as sete produções aprovadas para receber recursos nesta categoria. Isso demonstra a força, talento e potencial dos profissionais envolvidos nessa área”, destacou.

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura de Londrina, por meio da Cultura, fará todos os esforços para auxiliar o APL no desenvolvimento de ações que possam contribuir para a formação de políticas públicas locais.

Sobre o APL – A constituição do Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual de Londrina e Região ocorreu em julho de 2017. A criação do projeto contou com o apoio das prefeituras de Londrina e Cornélio Procópio, representantes da política local, regional e federal. Participaram da elaboração órgãos como a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Acil, Sebrae, Sercomtel, Codel, FIEP, APL TI, APP Londrina, AVEC,  CINTEC, Convention Bureau, representantes do Núcleo do Audiovisual de Londrina (NAV), empresas e produtores locais.

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos