Semana da Pátria 2018 começa amanhã (1º)
Comemorações incluem hasteamento de bandeiras com execução dos hinos Nacional e da Independência, atividades em sala de aula e Desfile Cívico-Militar
Para celebrar os 196 anos de Independência do Brasil, a Prefeitura de Londrina inicia neste sábado (1º), às 8 horas, as comemorações da Semana da Pátria 2018. A primeira atividade será o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina com a execução dos hinos Nacional e da Independência, em frente à Prefeitura de Londrina, à Câmara Municipal de Vereadores e ao Fórum Municipal, que ficam no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.
O objetivo é estimular nas crianças o sentimento de patriotismo e civismo, além de valores como o respeito ao bem público e os direitos e deveres do cidadão. Para isso, por meio de atividades internas e externas, as unidades escolares da rede municipal de ensino desenvolverão ações diversificadas voltadas para a data cívica, de 3 a 6 de setembro.
Segundo a responsável pelas atividades da Semana da Pátria e pelo Desfile de 7 de Setembro, Carla Cordeiro, durante o calendário escolar já estão previstas atividades sobre a semana cívica, como o Desfile de 7 de Setembro e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina com os seus respectivos hinos.
“É por causa dessas ações realizadas nas unidades escolares que as crianças sabem cantar os hinos e isso é muito bacana, porque elas recebem mais conhecimento sobre o civismo, patriotismo e do que isso representa para os brasileiros. Temos que conhecer a nossas origens, a nossa história e daqueles que fundaram o lugar onde vivemos, porque o futuro depende da geração que está sendo formada agora”, disse.
Durante a grade curricular, os alunos dos 3º anos aprendem mais sobre o assunto na disciplina História. Já no 4º ano, os professores reforçam os conhecimentos sobre a história de Londrina e seus fundadores. No 5º ano, os docentes ensinam, de forma mais aprofundada, a história do Estado do Paraná e do Brasil.
Os estudantes da Escola Municipal Carmelita Vilela Magalhães participarão das atividades no Centro Cívico junto com as outras escolas. Assim, as crianças acompanharão o hasteamento de bandeiras e a reprodução dos hinos. De acordo com a diretora da unidade escolar, Vânia Ceciliano Mazer, a intenção é que todos os 430 alunos, de 4 a 10 anos, do P4 ao 5º ano, possam vir até a Prefeitura para a atividade.
Na segunda e terça-feira, três turmas devem participar com a presença de cerca de 60 criança, por dia. Já na quarta e quinta, serão aproximadamente 40 alunos. “É importante estimularmos o patriotismo nos alunos, por isso trabalhamos o assunto dentro do conteúdo das disciplinas com atividades artísticas, como colagens, desenhos, apresentações teatrais e também pretendemos levá-los para a cantar o hino no Centro Cívico”, disse a diretora.
Cronograma – Amanhã (1º), às 8h, o sub-tenente do Tiro de Guerra de Londrina (TGL), Sílvio Barreto, estará na abertura oficial da Semana da Pátria e fará um pronunciamento. A solenidade acontecerá na entrada da Prefeitura de Londrina (Centro Cívico) e contará com a participação dos escoteiros da Seção Escoteira Autônoma do Ar Órion e do Grupo Escoteiro Andrômeda de Londrina.
Na segunda-feira (3), às 8h, será a vez da apresentação dos estudantes das Escolas Municipais Jadir Dutra de Souza, Carlos Dietz e da Maria Carmelita Vilela Magalhães. A Guarda Municipal de Londrina (GML) também fará as honras de hastear as bandeiras e participará junto com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro.
Na terça-feira (4), às 8h, a responsabilidade cívica contará com a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, que assistirá as apresentações das Escolas Municipais da Vila Brasil e da Maria Carmelita Vilela Magalhães.
Na quarta-feira (5), às 8h, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, estará presente com os alunos das Escolas Municipais Melvin Jones e Maria Carmelita Vilela Magalhães.
Na quinta-feira (6), às 8h, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, vai participar junto com os alunos das Escolas Municipais da Vila Brasil, Maestro Andréa Nuzzi e da Maria Carmelita Vilela Magalhães.
Desfile Cívico-Militar – Além das atividades mencionadas, na sexta-feira, dia 7 de setembro, haverá o tradicional Desfile Cívico-Militar, às 9 horas, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste).
Participarão dele, as escolas públicas e privadas, organizações não governamentais (ONGs), entidades e grupos da sociedade civil organizada. Ao todo, seis unidades escolares municipais, uma particular, três especiais e o Colégio da Polícia Militar de Londrina se inscreveram. Além deles, confirmaram presença três grupos de idosos, três de escoteiros, dois de projetos comunitários, outros dois esportivos e seis organizações de motoqueiros, ciclistas e de carros. Os profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estarão presentes, assim como as 10 instituições de forças de segurança, que são o 3º Grupamento de Bombeiros; 4ª Companhia Independente da Polícia Militar; 5º Batalhão de Polícia Militar; Guarda Municipal; Tiro de Guerra, Pracinhas; Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Ambiental e Escolar e Comunitária.
Toda a comunidade, jovens, adultos e idosos, está convidada para assistir ao Desfile Cívico-Militar, que ano passado reuniu quase 15 mil pessoas. Para que tudo ocorra de forma tranquila, neste ano, agentes das forças de segurança e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) auxiliarão os motoristas com o trânsito e os pedestres que forem assistir à solenidade.