IPPUL lança mapa interativo com informações do Plano Diretor
População poderá acessar o mapa com as diretrizes gerais da cidade e as específicas da sua região; intenção é facilitar o acesso da população ao conteúdo da revisão do Plano Diretor
Para manter a população informada sobre as diretrizes gerais e específicas que têm sido debatidas e aprovadas durante a revisão da lei do Plano Diretor de Londrina para cada uma das nove macrorregiões da cidade, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) lançou o Macrozoneamento Interativo. A ferramenta está disponível para acesso no site do IPPUL, http://ippul.londrina.pr.gov.br/.
O objetivo é divulgar aos moradores de Londrina, em especial aos delegados da conferência do Plano Diretor, as informações que constam na minuta do projeto de Lei Geral do Plano Diretor. Por meio de um mapa interativo, o cidadão encontrará várias informações sobre sua região e poderá inclusive consultar as diretrizes gerais que foram estabelecidas para todo o Município, assim como as específicas para sua macrorregião, que são as chamadas diretrizes espacializadas.
O presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, explicou que o Macrozoneamento Interativo é uma ferramenta para que a população consiga visualizar a partir de um olhar de sua região, de seu local de trabalho e moradia, quais são as ações que serão desenvolvidas para os próximos 10 anos. “Na leitura da letra da lei é mais complicado compreender o impacto que as diretrizes e as ações terão na vida de cada pessoa, mas através do macrozoneamento elas conseguem visualizar de forma mais compreensível e próxima de sua realidade”, disse.
Segundo a gerente de levantamento de campo e apoio do IPPUL, Ana Luisa Moreira, a intenção foi facilitar o acesso à informação e dar transparência ao que vem sendo debatido durante a revisão do Plano Diretor, visto que com o mapa basta clicar em cima da região escolhida e abrir os documentos que se referem a ela. “No texto da lei, as informações estão descritas de forma corrida, já no mapa elas foram separadas pelas nove macrorregiões de Londrina. Assim, a população pode acessar o mapa e ver o que está sendo planejado para sua região de forma mais fácil e acessível”, explicou.
As informações trazidas no mapa foram elencadas e aprovadas durante a 1ª Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor, realizada no dia 25 de agosto, e durante os fóruns realizados com os moradores de todas as regiões de Londrina. Até sábado (15), quando será realizada a 2ª Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor, os delegados das conferências poderão acessar o mapa e propor sugestões para melhorar o desenvolvimento de sua macrorregião. Para isso, eles deverão propor as alterações na minuta da lei da Revisão do Plano Diretor e aprovar em votação feita com a plenária, conforme o disposto no regulamento da conferência.
A intenção do corpo técnico do IPPUL é que, após a aprovação da lei do Plano Diretor, que será válido até 2028, o aplicativo seja atualizado para manter a população informada sobre as ações em prol do desenvolvimento habitacional, atendimento social e infraestrutura; emprego, mobilidade e preservação ambiental; e gestão democrática de sua macrorregião.
O mapa interativo foi desenvolvido pela equipe do IPPUL em conjunto com o Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon) da Prefeitura de Londrina. Aqueles que responderam ao questionário digital do Plano Diretor e que fazem parte do grupo técnico e de apoio aos trabalhos de revisão também receberam o link para acesso ao aplicativo por e-mail.
Foto: Arquivo