Município reúne empresas para expor dados sobre o futuro contrato da merenda: R$ 16 milhões
Potenciais fornecedores estão convidados para o encontro na sede da ACIL nesta terça-feira (18)
Empresas que preparam refeições confirmaram presença, para esta terça-feira (18), às 14 horas, no encontro do Programa Compra Londrina, na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), na Rua Minas Gerais, 297, 2º andar. Os participantes vão receber informações sobre o futuro edital, a ser lançado pela Prefeitura de Londrina, para contratação do serviço de alimentação para as escolas públicas municipais.
A iniciativa visa despertar nas empresas locais o interesse por licitações públicas e é uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), SEBRAE e Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL).
O escopo da nova contratação da Prefeitura prevê o preparo da alimentação, incluindo mão-de-obra e produtos para higienização das cozinhas em 120 escolas municipais e centros municipais de educação infantil de Londrina.
A Prefeitura estima uma fornecimento de 56.035 refeições diárias para os mais de 45 mil alunos municipais. Por ano, são até 11,7 milhões de refeições na rede municipal de educação. O custo máximo do serviço orçado, até o momento, está em R$ 15.980.619,12 por ano.
A licitação – No encontro, a Secretaria Municipal de Educação vai apresentar informações gerais para que as empresas do setor tenham tempo de se planejar para a abertura da licitação – que deve ocorrer em novembro.
No lugar de apenas um grande lote do serviço para a cidade inteira, a nova licitação deve prever até quatro lotes, divididos por regiões da cidade (norte, sul, oeste e centro/leste). O novo formato possibilita até quatro empresas vencendo simultaneamente a disputa pelo serviço.
Hoje, o preparo da alimentação nas escolas municipais é feito pela empresa Sepat, de Joinville (SC), cujo contrato termina junto com o ano letivo de 2018. A nova empresa escolhida já começará no ano letivo de 2019. Mensalmente, a Prefeitura deposita quase R$ 1,3 milhão mensais para o pagamento da empresa de Santa Catarina.
“Temos feito um grande esforço para conhecer o mercado local e incentivar as empresas de Londrina a participar das licitações do Município. Especificamente, esse é um contrato extremamente grande e que vale a pena ser disputado por qualquer empresa do país e, com certeza, pelas empresas do setor que existem na nossa cidade”, aposta o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti.
As empresas do segmento estão sendo convidadas por telefone, envio de e-mails, contatos com entidades representativas do setor e divulgação na imprensa por meio do Programa Compra Londrina. Em junho, durante a primeira reunião pública sobre o tema, seis empresas de Londrina participaram do Encontro com Fornecedores.
No futuro contrato, as empresas que vencerem o serviço se obrigam a disponibilizar cozinheiras, lactaristas e técnicos em nutrição, em um total de 339 trabalhadores para cuidar da alimentação nas 120 escolas e centros de educação infantil municipais da cidade.
O planejamento dos lotes será apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e tem as seguintes características:
Lote 1 – Região norte – 26 unidades: 10.042 alunos, 13.092 refeições/dia, 71 cozinheiras, 3 lactaristas, 4 supervisoras.
Lote 2 – Região sul – 35 unidades: 9.733 alunos, 14.319 refeições/dia, 81 cozinheiras, 7 lactaristas, 5 supervisoras.
Lote 3 – Região oeste – 28 escolas: 9.527 alunos, 15.040 refeições/dia, 70 cozinheiras, 9 lactaristas, 4 supervisoras.
Lote 4 – Região leste e centro – 31 unidades: 9.480 alunos, 13.854 refeições, 71 cozinheiras, 10 lactaristas, 5 supervisoras.
Dúvidas sobre o encontro podem ser respondidas pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, pelo telefone (43) 3372- 4382.
Fotos: Arquivo