Escola Norman Prochet celebra 50 anos de história com evento especial
Solenidade reúne ex-alunos, professores e diretores da instituição; será inaugurado um memorial pela família que construiu o espaço
A Escola Municipal Norman Prochet realiza, nesta sexta-feira (5), uma cerimônia especial para celebrar o aniversário de 50 anos da instituição, que foi fundada no dia 6 de outubro de 1968. O encontro contará com a presença de alunos, professores, funcionários – antigos e atuais – e da comunidade escolar. Participam membros da família Prochet, responsável por construir o espaço, que depois de edificado foi doado à Prefeitura de Londrina. As comemorações serão feitas no período da manhã, às 10 horas, e da tarde, às 16 horas.
A festa terá a inauguração de um memorial de 7 metros que retrata a história e trajetória da escola. A placa será descerrada pela família Prochet, oficializando o marco que permanecerá na entrada principal do prédio. A unidade fica na região sul de Londrina e, atualmente, possui 360 alunos matriculados, em turmas do 1º ao 5º ano.A sede fica situada na Rua Sucre, 64, Parque Guanabara.
Outro momento de destaque será a apresentação, pela primeira vez, de um documentário sobre a unidade escolar produzido pelos alunos do 5º ano, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC) e a Rádio UEL. O documentário foi desenvolvido dentro do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e traz entrevistas com ex-alunos, ex-professores e ex-diretores, pessoas da família que criou a instituição, além de funcionários atuais.
A diretora da unidade, Margarida Cândida Silva Lopes, disse que as homenagens prestadas celebram o meio século de existência da instituição, resgatando sua memória e história,e valorizando quem ajudou a construí-la. “A escola é uma referência na educação municipal de Londrina e sempre contou com uma comunidade muito participativa e presente no dia a dia de trabalho. Essa homenagem é muito bonita para um lugar que amamos muito, e é um reconhecimento ao papel da família Prochet e de todas as pessoas que fazem parte dessa história”, destacou.
A cerimônia também contará com uma apresentação musical feita pelos estudantes no período matutino, e outra de poesia, na parte da tarde. Com a colaboração de parceiros, a escola ainda ganhou 50kg de bolo que serão partilhados entre todos os presentes na solenidade.
Comemorações – Margarida ressaltou que a festa de 50 anos dá continuidade às festividades que já vem sendo feitas durante o ano de 2018 em referência ao aniversário.Em maio, houve o lançamento de um selo comemorativo sobre a data, que marcou o início da programação. O selo foi desenvolvido com base na cultura da escola, com suas cores e figuras humanizadas que aludem aos funcionários, alunos e a comunidade escolar da região. O material foi produzido por meio de parceria firmada com a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL) e a AINTEC.
A escola também criou uma horta comunitária montada pelos próprios alunos e seus familiares, em um espaço que já rendeu a primeira colheita. “Essa iniciativa foi focada em explorar a vertente empreendedora que a família Prochet tem na cidade, e as crianças puderam participar e acompanhar todo o processo. Vários produtos foram cultivados e colhidos, como cebolinha, salsinha, alface, couve e outros. Os itens serão vendidos na próxima feirinha do projeto JEPP. Em uma segunda etapa, a ideia é colher os produtos e fazer doações a locais como asilos, creches e outros”, informou a diretora.
No dia 9 de novembro, às 19h30, será apresentado um teatro musical produzido pelos próprios alunos para contar a história da escola Norman Prochet. O evento deve reunir centenas de pessoas no Teatro Mãe de Deus. “Será um espetáculo muito bem feito e todos estão envolvidos nos ensaios para que seja um belo evento”, informou. Outra iniciativa dos 50 anos será a criação da Exposição Memórias, com espaço que irá reunir fotos da escola de hoje e ontem, livros e materiais da instituição, quadros e itens pertencentes à família que construiu o espaço.