Projeto Idoso conectado atenderá novas turmas
Formação já capacitou 700 pessoas, desde 2017, e é uma das ações mais procuradas pelo público atendido pela Secretaria do Idoso
A Secretaria Municipal do Idoso vai abrir novas turmas do “Projeto Idoso Conectado – Aprenda sobre o uso do celular e as tecnologias no smartphone”. Pessoas com 60 anos ou mais, interessadas em participar, podem se inscrever no telefone 3375-0307, com previsão de participação nas turmas dos próximos meses. O curso é gratuito e exige-se que os participantes levem celular smartphone.
Na próxima semana, mais 60 idosos vão participar da formação, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Oeste, que fica na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Os encontros vão acontecer nos dias 6, 7 e 8, das 8h30 às 11h30.
A iniciativa é realizada em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia. Até agora, o projeto “Idoso Conectado”, que iniciou em 2017, formou 700 idosos.
O curso ajuda os participantes a terem mais conhecimento sobre os aparelhos celulares e os aplicativos disponíveis no mercado. São repassadas tanto orientações básicas, sobre como ligar o aparelho, fazer ligações e adicionar novos contatos, até manusear aplicativos e redes sociais. Além disso, os idosos podem levar demandas específicas para a capacitação.
O gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Cleir Brandão, contou que este é um dos cursos mais procurados da Secretaria do Idoso. Ele explicou que a capacitação faz parte da política pública da pasta, em atendimento ao Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/03, quanto à inclusão digital destacada no artigo 21, parágrafo 1, que diz “Cabe, ao poder público, criar oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados, por meio de cursos especiais para idosos, que incluirão conteúdos relativos às tecnologias de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos para sua integração à vida moderna”.
Foto: Arquivo