Programa Bolsa Família contará com 16 novos veículos e estagiários
Eles serão destinados exclusivamente para atendimento e acompanhamento às famílias beneficiadas pelo programa
Na tarde de ontem (21), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) aprovou a destinação de recurso do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família (PBF), no valor de R$ 252.928,62, para aquisição de três veículos de passeio que serão utilizados para atendimento no Serviço da proteção Social Básica (CRAS) Norte A, Norte B e Leste. O mesmo recurso vai permitir a contratação de 20 estagiários para realizar atendimento e acompanhamento das famílias integrantes no Cadastro Único e beneficiárias do PBF.
A resolução nº 005/2019 do CMAS, que aprova a destinação destes recursos, foi publicada no Jornal Oficial do Município nº 3.227 e pode ser acessada no link https://goo.gl/rHhyoe. Os veículos vão substituir os antigos e devem ser utilizados nos CRAS, exclusivamente para atendimento e acompanhamento às famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, na busca ativa, acompanhamento e orientação.
Segundo a gestora municipal do Programa Bolsa Família, Claudia Renata Fávaro, também foi aprovado, recentemente, recurso na ordem de R$ 582.075,99 para aquisição de outros 13 veículos para o programa, já em fase de licitação. Serão utilizados dez deles nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no acompanhamento das condicionalidades da saúde dos beneficiários, um irá para a Secretaria Municipal de Educação fazer o acompanhamento da frequência escolar das crianças e adolescentes atendidas pelo programa, e outros dois para o Cadastro Único.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Neusa Harumi Tiba, explicou que a fiscalização sobre o uso dos veículos e a atuação dos estagiários caberá ao Conselho e os recursos para manutenção dos respectivos carros estão previstos no Fundo Municipal de Assistência Social/Bloco da Proteção Social Básica.
De acordo com Neusa, a troca dos veículos é necessária, uma vez que muitos estão apresentando despesas acima da média, devido aos problemas decorrentes de uso. Alguns veículos antigos deverão ser reaproveitados para outros espaços, onde eles não precisam rodar muito, e outros serão encaminhados para leilão.
Os estagiários serão destinados para fazer o acompanhamento do Cadastro Único e das famílias cadastradas, agendamentos, chamamento dos beneficiários para participação em atividades, entre outras atividades inerentes ao cargo. O processo seletivo para contratação dos estagiários já está em curso na Prefeitura de Londrina.
De acordo com Neusa Tiba, os estagiários também aprenderão, na prática, sobre o perfil e as necessidades das famílias atendidas em Londrina. “Dessa forma, a Assistência Social poderá verificar quais serviços podem ser ampliados e qualificados e quais devem ser ofertados a estas famílias, para que elas possam sair desta condição, já que o objetivo é ofertar meios para que os usuários possam ingressar no mercado de trabalho e seguir uma vida independente”, explicou.