Vila Triolé tem mês de espetáculo feito só por palhaças

Programação “Março das Palhaças” terá atrações em todos os fins de semana deste mês; a vila cultural conta com apoio do Promic
Em alusão ao período de celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), a Vila Triolé Cultural terá uma vasta e especial programação neste mês por meio da série “Março das Palhaças”. Em todos os próximos fins de semana, a partir de domingo (10), serão realizadas atividades conduzidas somente por palhaças da cidade, intercalando oficinas e apresentações de teatro. A Triolé conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultural (Promic). O endereço é Rua EtienneLenoir, 155 , Vila Industrial.
O início da agenda, já no dia 10, coloca em destaque a atriz Mariana Ferrari, que irá ministrar a oficina “A Dança da Palhaça”, das 9 às 12 horas. O objetivo da ação é promover a experimentação e brincadeiras em torno da dança para a descoberta do corpo e ritmo de cada palhaça e palhaço. Por meio de exercícios que misturam as artes, é possível encontrar caminhos que levam a um universo particular, autêntico e excêntrico.
Neste mesmo dia, às 19 horas, a atriz apresenta seu espetáculo “Vagarosa”. Trata-se de uma montagem solo onde uma mulher espera alguém para uma xícara de chá, em uma tarde de outono. Para ela o tempo não passa, ou passa muito rápido e ela nem percebe. Enquanto espera que ninguém chegue, ela divide seus prazeres e angústias com a plateia.
Os espetáculos da programação “Março das Palhaças” terão contribuição espontânea. As oficinas custam R$ 15 cada ou R$ 50 pelo pacote de oficinas adultas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail multidancarinas@gmail.com até 9 de março, com pagamento no dia da oficina.
Programação completa
10 de março – 9h às 12h
Oficina: “A dança da palhaça” – Mariana Ferrari (Londrina/PR)
A oficina visa experimentar e brincar com a dança para a descoberta do corpo e ritmo de cada palhaça e palhaço. Através de exercícios que misturam as duas artes, é possível encontrar caminhos para um universo particular, autêntico e excêntrico.
Espetáculo “Vagarosa”
Mariana Ferrari (Londrina/PR)
Uma mulher que espera alguém para uma xícara de chá em uma tarde de outono. Para ela o tempo não passa, ou passa muito rápido e ela nem percebe. Enquanto espera que ninguém chegue, ela divide seus prazeres e angustias com a plateia.
No triolé Cultural – 10 de março de 2019 | 19h
Indicação 14 anos
Contribuição no Chapéu
16 de março
Oficina: “Palhaçaria na Visão Feminina”
Daniele Dias (Londrina/PR)
A oficina “Palhaçaria na Visão Feminina” terá como foco de trabalho explorar a construção da palhaça por meio de experiências práticas vividas apenas por mulheres, assim como o trabalho corporal com exercícios de improvisação, energéticos, jogos cômicos, a fim de abrir as portas para aquelas que querem conhecer esta arte ou, então, desejam iniciar os estudos dentro da palhaçaria feminina.
No triolé Cultural – 16 de março de 2019 | 9h às 12h – Oficina para Mulheres acima de 16 anos
Espetáculo “Que Festa é essa Criatura?”
Cia Incrível Teimosa (Londrina/PR)
Uma grande festa repleta de muita diversão é a proposta deste espetáculo e ele está para começar! Quem irá comandar tudo isso é a Incrível Teimosa, palhaça contratada pela mulher mais rica da cidade, Senhora D, que espera que tudo saia como planejado. Porém, confusões, trapalhadas e muitas surpresas nos fazem perguntar: “Que Festa é Essa, Criatura?”, pois Incrível Teimosa desmistifica a ideia de que a “palhacinha”, ou seja, a figura feminina, precisa ser sempre e somente meiga e comportada. Ela toca guitarra, gosta de rock, brinca de guerrinha de almofadas, entre muitas outras estripulias que, socialmente, pertenceria ao palhaço, ou seja, à figura masculina. Assim, estão todos convidados para esta incrível festa/espetáculo que mistura a linguagem teatral à arte da Mulher Palhaça e que, no final das contas, quer mesmo a risada do público!
No triolé Cultural – 16 de março de 2019 | 19h
Indicação Livre
Contribuição no Chapéu
17 de março:
Oficina “Objeto e cena”
Aneliza Paiva (Londrina/PR)
A oficina propõe um olhar sobre a relação com os objetos. Investiga as diversas possibilidades de se relacionar com eles em situações de improviso. Também propõe experimentar a triangulação e o jogo, tão característicos na linguagem da(o) palhaça(o).
No triolé Cultural – 17 de março de 2019 | 9h às 12h – Oficina Mista
Espetáculo: “Ao Ponto”
Palhaça Frida (Londrina/PR)
Frida é filha de cozinheiros, neta de cozinheiros, bisneta de cozinheiros e assim por diante. Sua família é inteira formada por grandes chefs! Então, cozinhar é preciso. Mas, enquanto cozinha, Frida vai deixando escapar que essa não é bem sua praia. E a plateia vai percebendo que tem outra coisa que faz o coração dessa palhaça bater mais forte. Assim, mesmo cozinhando, ela brinca de ser aquilo que quer ser!
No triolé Cultural – 17 de março de 2019 | 19h
Indicação Livre
Contribuição no Chapéu
23 de março:
Oficina “Mulheres gozadas”
Andrea Pimenta e Dannielle Gasparino do Prado (Londrina/PR)
Através da arte da palhaçaria, as mulheres são convidadas a entrar em contato com experiências e sensações da natureza do feminino. Você sabia que a mulher quando encontra outras mulheres libera um composto químico chamado “oxitocina” que atua no cérebro e causa uma “conexão emocional”? Agora imagina um
monte de mulheres juntas!! A vivência “Mulheres Gozadas” levanta questões e possibilidades para se reconhecer, olhar, se acolher, aprender com seus ciclos internos, seus processos, pois cada Mulher é única, cada uma tem seu tempo, sua história, sua trajetória. Em meio a tantas máscaras sociais, a mulher tem a possibilidade de se reencontrar, tudo isso através da “dilatação” do nariz da palhaça, de maneira leve, lúdica e amorosa.
No triolé Cultural – 23 de março de 2019 | 9h às 12h – Oficina para Mulheres acima de 16 anos
Espetáculo: “Malagueta Dorminhoca”
Palhaça Malagueta (Londrina/PR)
A partir de brincadeiras que envolvem o universo das crianças pequenas, a história é narrada utilizando elementos sensoriais e movimento como base. A Palhaça Malagueta é quem conta as histórias e leva a magia da palhaça com muita sutiliza e delicadeza para a vida poética dos pequenos. Uma palhaça acalentando um bebê que vira brinquedo, que vira bebê e que se transforma nas histórias: Medo do Escuro – Antonio Carlos Pacheco e Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthof criam uma atmosfera de encantamento onde os pequeninos se identificam e se divertem.
No triolé Cultural – 23 de março de 2019 | 17h
Indicação para crianças de 0 a 7 anos.
24 de março:
Oficina “Meu corpo cômico”
Juliana Galante (Londrina/PR)
Nesta oficina iremos trabalhar com jogos que afloram a personalidade de cada participante, através da experimentação do corpo enquanto expositor da comicidade pessoal. O foco primeiro desta oficina é a observação e percepção dos detalhes nas ações e da espontaneidade no jogo. Para isso, trabalharemos com os “erros” de cada um, os problemas que surgem e com os menores detalhes deles, pois é no erro que encontramos o acerto do palhaço. A ideia é descobrir nosso lado cômico, não necessariamente “encontrar” nosso palhaço, mas nos encontrar, enquanto seres graciosos, ingênuos e portadores de uma comicidade peculiar.
No triolé Cultural – 24 de março de 2019 | 9h às 12h – Oficina Mista
Espetáculo: “Plano nº 269”
Palhaça Adelaide (Londrina/PR)
Depois de muitas tentativas fracassadas a Super Adelaide cria um plano infalível para salvar os animais do terrível zoológico. Com o plano nº 269 em mãos e sua bolsa cheia de surpresas, a palhaça faz do público seu cúmplice nessa missão. Entre tropeços, paqueras e trapalhadas, ela revela seus superpoderes e todo seu charme nessa aventura. Conseguirá por fim cumprir essa missão ou apenas transformará tudo em um caos?
No triolé Cultural – 24 de março de 2019 | 19h
Indicação Livre
Contribuição no Chapéu
31 de março:
Oficina: “Jogos Lúdicos”
Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari (Londrina/PR)
Essa oficina, exclusiva para crianças, trabalhará com jogos divertidos, que dilatam a imaginação e aguçam a criatividade. Brincadeiras e improvisação, práticas que já são comuns ao universo da criança, agora sob o olhar cômico da palhaçaria.
No triolé Cultural – 31 de março de 2019 | 9h às 12h – Oficina para Crianças de 07 a 12 anos
Espetáculo “Cabaré Das Muié”
Sindicato de Palhaças e Palhaços de Londrina (Londrina/PR)
Em busca da valorização da palhaça e da comicidade feminina, o Sindicato de Palhaças e Palhaços de Londrina tem a alegria de apresentar dentro da programação do Março das Palhaças o “II Cabaré das Muié”. Um Cabaré feito 100% por palhaças de Londrina!
No triolé Cultural – 31 de março de 2019 | 19h
Indicação Livre
Contribuição no Chapéu
Fotos: Fábio Alcover e Marina Wang