Justiça Restaurativa é tema de curso em Londrina
Atividade conta com apoio do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (COMPAZ), que desenvolve ações na área

Para trabalhar a construção do senso de comunidade e a criação ou restabelecimento de vínculos familiares e comunitários, Londrina receberá o “Curso de Justiça e Suas Aplicações Práticas: prevenção, mediação e transformação de conflitos”. A atividade será realizada no dia 5 de maio, das 9h às 18h, no Edifício Palhano Hall, localizado na Rua Ernâni Lacerda de Athayde, 350, na Gleba Palhano.
O Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (COMPAZ) é apoiador da iniciativa, que trará o psicólogo e Delegado Internacional para o Brasil, da Sociedad Científica de Justicia Restaurativa (Espanha), Paulo Henrique Moratelli. Os interessados em participar precisam se inscrever pelo https://goo.gl/RSqATT. As inscrição são pagas, mas idosos e estudantes ganham desconto.
O objetivo é debater as práticas restaurativas, trazendo contribuições que ajudem na produção de um senso de comunidade, restabelecendo vínculos, aprimorando o trabalho em equipe e sensibilizando os indivíduos e comunidades rumo à cultura de diálogo e da paz. Para isso, serão apresentadas técnicas e habilidades para a condução de oficinas temáticas, construção de planos de desenvolvimento coletivo, formas para uma atuação mais proativa, participativa e eficaz, e para o aprimoramento do diálogo. Haverá também apresentação de relatos de casos reais que utilizaram essa metodologia.
A técnica de solução de conflitos, que prioriza a criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, já vem sendo utilizada em Londrina em projetos desenvolvidos na Secretaria Municipal de Educação, com apoio e incentivo do COMPAZ e da Organização Não Governamental Londrina Pazeando. Os educadores recebem capacitação e realizam atividades com os funcionários das escolas e com alunos, em prol da pacificação do ambiente profissional e escolar. Em Londrina, o Programa Municipal de Justiça Restaurativa tornou-se uma política pública com a criação da Lei n° 12.467/2016.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz, Luís Claudio Galhardi, pelo 99144-5276.