A caminhada em curso contra a burocracia
Prefeitura expõe aos setores imobiliário e da construção o que tem feito para garantir mais agilidade

Encontro organizado por rede de comunicação reuniu maiores empresas do setor imobiliário e da construção, além de profissionais, mundo acadêmico, sindicato e associações. O prefeito Marcelo Belinati foi questionado sobre o tão desejado processo de desburocratização das secretarias municipais e dos procedimentos administrativos municipais. E teve a oportunidade de expor as iniciativas já adotadas.
As principais medidas da gestão para agilizar o universo das edificações de todos os portes estão concentradas no Agiliza Londrina, que vem sendo comandado pela secretaria de Governo em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da UEL, com resultados concretos. O prazo de obtenção de alvarás caiu de 82 dias para 33 dias. Para se ter uma ideia, havia um estoque de 26 mil alvarás e processos de obras em espera no início de 2017. Hoje, se somarmos os novos pedidos e o estoque residual, teremos algo em torno de 18% do que havia. A m edta do Agiliza é zerar a fila com a tipificação correta e a a informatização integral entre Obras, Fazenda, Ippul e Vigilância.
A prefeitura também acaba de regulamentar a Lei que institui o Processo Simplificado de Aprovação de Projetos com até 500m² de construção. As construções de pequeno e médio porte representam cerca de 90% dos projetos analisados pelos técnicos e correrão com mais velocidade agora.