Destaques

Liberados equipamentos para estradas rurais

Maquinário será utilizado por Londrina, Arapongas, Cambé e Rolândia para a melhoria das estradas rurais

Após esforços do prefeito Marcelo Belinati e dos prefeitos de Arapongas, Cambé e Rolândia, as estradas rurais da região ganharam um reforço nesta terça-feira. Foram entregues sete equipamentos para a utilização do Programa Patrulha Rural durante solenidade realizada em frente à prefeitura de Londrina

Foram entregues dois caminhões basculantes, um caminhão comboio, uma pá carregadeira, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira. Os maquinários foram adquiridos por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado do Paraná e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Cafezal (CIDREBAC), ao custo de R$ 2.185.000,00.

Marcelo lembrou que o CIDREBAC é o primeiro dos sete consórcios existentes no Paraná a colocar o maquinário em uso. “Foi um processo complicado, mas insistimos nele, porque as máquinas vão ajudar a gente a cuidar adequadamente das estradas rurais. Das centenas de cidades paranaenses, nós saímos na frente apesar de que não tínhamos nem o consórcio constituído e fomos os primeiros a colocar as máquinas em funcionamento ”, lembrou o prefeito.

O prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, ressaltou que é comum a dificuldade dos municípios em realizarem a manutenção das estradas rurais e que os novos equipamentos vem fortalecer e intensificar esse trabalho – “as máquinas vão ajudar muito, principalmente aos produtores rurais, visto que Rolândia é um município essencialmente agrícola, e ao transporte escolar dos distritos”.

Os quatro municípios integrantes do consórcio poderão utilizar os equipamentos para colocar em prática as manutenções das estradas rurais contidas nos planos municipais de conservação. Em Londrina, os trabalhos terão início logo após a solenidade. Começarão pela Estrada do Pari-Paró, onde serão trabalhados 16,2 quilômetros de extensão. Em seguida, os serviços serão realizados na Estrada do Apucaraninha, em um trecho de 3,6 quilômetros.

A previsão é que os trabalhos levem em torno de 40 dias, se não houver chuvas fortes. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Ronaldo Deber Siena, há anos os municípios esperavam pelas máquinas para dar prosseguimento às benfeitorias nas estradas rurais. “O consórcio existe desde 2013, mas estava estagnado. Com o esforço do prefeito Marcelo Belinati e dos demais que compõe o CIDREBAC foi possível liberar os equipamentos, que são essenciais para a melhorias das estradas rurais. Isso vai nos ajudar muito”, frisou.

Com relação à liberação dos maquinários para o uso, o Chefe Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Antônio Carlos Barreto, explicou que houve uma espera maior devido às questões burocráticas de documentação e seguro dos equipamentos, além da necessidade da pré-aprovação dos trabalhos pelo governo do Estado do Paraná.

“Os equipamentos estão liberados para trabalharem em estradas pré-aprovadas pelo Estado, por isso todas que serão feitas precisaram do projeto e da aprovação da SEAB. Foi um esforço muito grande do Estado e do Consórcio. Parabenizo os prefeitos pela agilidade. Londrina está saindo na frente, porque ainda tem consórcio que ainda não conseguiu aprovar a documentação para retirar as máquinas”.

A prioridade entre as estradas rurais que receberão os trabalhos foi estabelecida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB). Após os serviços nas Estradas do Pari-Paró e do Apucaraninha, as máquinas seguem para Rolândia. Neste Município elas serão utilizadas para a manutenção e melhoria da Estrada de Bengali, que fica entre Rolândia, Pitangueiras e Arapongas.

Ao todo, Londrina tem cerca de 900 quilômetros de estradas rurais que serão trabalhadas concomitantemente com as máquinas do Município e do Consórcio, além de outras 20 máquinas que serão adquiridas por meio de processo licitatório, segundo o prefeito de Londrina.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos