Artistas paulistanos lançam livro artesanal em Londrina
Obra reúne 24 haicais, poema tradicional japonês escrito em três versos

Nesta quinta-feira (21), às 19h30, a Vila Cultural Grafatório sedia o lançamento do livro Luas, dos artistas paulistanos Gustavo Galo e Júlia Rocha, que reúne 24 haicais, poema tradicional japonês escrito em três versos. Durante o lançamento, os autores farão a leitura dos haicais, acompanhados de uma guitarra, tocada por Hermano Pellegrini, e de um sanshin, instrumento de cordas japonês, executado por Karen Yonamine. A entrada é franca.
O livro foi escrito de janeiro de 2018 a janeiro de 2019 e leva este nome por ter sido escrito em noites de lua cheia. A obra foi impressa em tipografia, uma técnica manual de impressão, e todos os exemplares foram encadernados à mão. A confecção artesanal dos livros é uma característica da Grafatório Edições, editora londrinense pelo qual o livro será lançado.
A obra é uma coedição entre a Grafatório e a É Selo de Língua, editora independente paulistana coordenada pelos próprios Gustavo Galo e Júlia Rocha. Além dos dois, trabalharam nesta edição o tipógrafo Silvio Valduga, os designers Maikon Nery, Manoel Nascimento e Pablo Blanco, e o editor Felipe Melhado.
Os escritores – Gustavo Galo é compositor e intérprete, já lançou dois discos solo e atualmente está produzindo mais um. É integrante da banda Trupe Chá de Boldo, há dez anos, e suas composições já foram interpretadas por músicos como Tom Zé, Iara Rennó e Tatá Aeroplano. A publicação de Luas marca sua estreia em livro.
Júlia Rocha é formada em Dança e Performance pelo curso de Artes do Corpo, da PUC-SP. Os trabalhos produzidos por ela nestas áreas já foram exibidos em diversos museus, galerias e outras instituições. Como autora, já publicou o livro de poemas intitulado Galope, de 2017, e desde 2014 também trabalha como editora na É Selo de Língua.
Sobre o local – A Vila Cultural Grafatório é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada às artes visuais, com ênfase nas artes gráficas. O coletivo promove exposições, oficinas, grupos de estudo, palestras e outras atividades envolvendo estas linguagens. A Vila conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O local fica na Avenida Paul Harris, 1.575, Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao Aeroporto de Londrina.
Texto: Dayane Albuquerque, com informações da Assessoria da Vila
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Grafatório, no 3024-3533.