Escritores visitam escolas públicas e apresentam livro Um dedo de prosa
Conversa sobre literatura e aproximação com leitores formam o cerne do projeto cultural, que possui patrocínio do Promic

O projeto cultural Um dedo de prosa iniciou, nesta segunda-feira (25), visitas em escolas públicas de seis cidades próximas de Londrina. Neste ano, os autores Marco Fabiani, Herman Schmitz, Samantha Abreu e Nelson Capucho vão visitar turmas de ensino médio nas cidades de Cambé, Ibiporã, Sabáudia, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Rolândia, para apresentar o livro produzido pelo projeto, que está em sua segunda edição, e bater um papo com os alunos sobre temas relacionados à literatura.
A primeira visita foi conduzida na manhã de hoje, segunda-feira (25), por Samantha Abreu, que esteve no Colégio Estadual Unidade Polo, em Ibiporã. Amanhã, terça-feira (26), às 7h30, Nelson Capucho irá ao Colégio Estadual Olavo Bilac, em Cambé. Um dedo de Prosa conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
No total, o projeto tocado por Marco Fabiani irá promover 12 encontros sobre o universo literário com os alunos do ensino médio, aproximando autores de leitores. O projeto existe desde 2012, e já percorreu inúmeras escolas em Londrina, viajou por dez cidades do Paraná e Santa Catarina através da bolsa Fomento à Literatura concedida pelo Ministério da Cultura (MINC).
Sobre os autores – Samantha Abreu publicou “Fantasias para quando vier a chuva”, uma coletânea de poesias. Escreve o blog Haute Intimitée, com monólogos e diálogos femininos reunidos na série cômica Mulheres sob Descontrole, que também virou livro, em 2015. Integrou antologia de poesia O foi de Ariadne (Atrito Arte/2014). Foi curadora do Festival Literário de Londrina (Londrix) em 2012 e 2013.
Nelson Capucho é jornalista, poeta e cronista. Publicou os livros de poesia Solta Chama (1980), Sundae Cogumelo (1984), Vida Vadia (1995), Hominimalis (2002/Atrito Arte) e Tropicorientao (2007/Atrito Arte) e o volume de crônicas O Jardineiro de Flores Estranhas (2002). Participou de várias antologias, e seus poemas foram veiculados nas revistas Coyote, Nicolau, Garatuja, Poesia Sempre (Biblioteca Nacional), Babel e outras. Tem poesias publicadas em sites do Chile e da Espanha e ganhou prêmio nacional de poesia, além de dois prêmios nacionais de jornalismo.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a idealizadora do projeto e diretora do Festival Londrix, Christine Vianna, pelo telefone 9 9941-7414.
Texto: assessora de imprensa do projeto Um dedo de Prosa.