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Sercomtel participará da elaboração de Código de Conduta para Telecom no país

O documento será o primeiro a ser desenvolvido nos moldes da autorregulação pelo setor brasileiro de telecomunicações. Compromisso foi firmado pela operadora esta semana em Brasília

Nesta semana, a Sercomtel e as demais prestadoras de telecomunicações assumiram o compromisso de apresentar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em, no máximo seis meses, o Código de Conduta para Ofertas de Serviços de Telecomunicações por meio de Telemarketing.

Trata-se de um documento com iniciativas e boas práticas de telemarketing a serem implementadas para refinar os modelos de abordagem, estabelecer os horários mais adequados para entrar em contato, definir a frequência de ligações e outros tópicos úteis à excelência no relacionamento entre empresas e consumidores dos serviços de telecomunicações. O documento será o primeiro a ser desenvolvido nos moldes da autorregulação pelo setor brasileiro de telecomunicações.

“As operadoras estão convictas de que a autorregulação representa uma nova abordagem, que poderá ter reflexos positivos na evolução, simplificação e modernização da gestão e no acompanhamento do setor de telecomunicações”, afirmou o gerente de Planejamento de Marketing, Wanderley Rezende, que representou a direção da Sercomtel no encontro realizado na sede da Anatel.

Para o presidente da Sercomtel, Cláudio Tedeschi, o compromisso assumido pela companhia em Brasília “reafirma seu comprometimento em potencializar a qualidade do atendimento prestado a seus clientes, já atestado pela própria Anatel como o melhor do Paraná para os serviços de telefonia fixa e celular pré-pago.”

Princípios – Para elaborar o Código, as prestadoras se pautarão pelo Código de Defesa do Consumidor e Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em 2020. O objetivo é inibir possível práticas abusivas e invasivas das ferramentas de telemarketing no setor. Portanto, foram identificados os seguintes princípios como norteadores da iniciativa:

• Ligar apenas para os consumidores em horários adequados.
• Não ligar de forma insistente para os consumidores.
• Respeitar o desejo dos consumidores de não receber ligações.
• Receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas.
• Garantir a aderência à Lei de Proteção de Dados Pessoais.
• Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores.
As empresas têm até o fim de setembro para apresentar à Anatel o Código de Conduta para Ofertas de Serviços de Telecomunicações.

Texto: Assessoria de Imprensa – Sercomtel

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