Destaques

Prefeitura entrega ampliação da UBS do Jardim Alvorada

Local, que recebeu diversas melhorias, atende quase 22 mil pessoas de diversos bairros da região oeste

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, entregaram, na manhã desta quarta-feira (3), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) reformada e ampliada para a comunidade. Desta vez foi a UBS Dr. Carlos da Costa Branco, do Jardim Alvorada, na região oeste, que é referência para quase 22 mil pessoas de diversos bairros. A solenidade de entrega aconteceu na sede da unidade, que fica na Rua Poços de Caldas, 85.

Foto: Vivian Honorato

O local recebeu adequações, reparos e ampliação em sua estrutura física, com o objetivo de melhorar as condições de atendimento aos usuários e de trabalho aos servidores. Esta foi a quinta UBS entregue, após reforma e ampliação, durante a gestão do prefeito Marcelo Belinati. Além das 11 unidades contempladas no primeiro lote, em 2018, este ano a intenção é promover a reforma de outras 20 unidades e de todas as 54 até o final da gestão. Os recursos para estas obras já estão garantidos e advém da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal.

Foto: Vivian Honorato

Na UBS do Jardim Alvorada foram investidos R$ 160.326,48 e a construtora responsável pelas obras é a Regioli LTDA ME. O local recebeu diversas intervenções, como troca do piso interno, melhoria no piso externo, calçada e acessos, pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros e de instalações hidráulicas, troca dos rufos, calhas e telhado, melhorias na comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos. Também foi construído um sanitário para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. A praça, no entorno da unidade, foi totalmente revitalizada.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati informou que a tramitação para iniciar o segundo lote de reformas já está em andamento na Secretaria de Gestão Pública e as obras já devem iniciar no segundo semestre. Segundo ele, tudo isso faz parte de um grande Programa de Restruturação da Saúde Pública Municipal, que contempla a troca de equipamentos e mobiliários, reforma do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e da Maternidade Municipal, construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), para atender pessoas com deficiência; implantação do Prontuário Eletrônico e do Cartão Saúde Cidadão; Contratação de Médicos; e criação do Centro de Referência em Atendimento à Pediatria e Ginecologia.

“Todas estas melhorias estarão acontecendo durante o ano de 2019. Na primeira fase nós reestruturamos as UPAs e o PAI, com a contratação de profissionais, pois estes locais contavam com poucos médicos para atender a população. Eram dois ou três nas UPAs, que hoje contam com cinco a sete médicos em cada uma delas, de plantão. O PAI está com três a quatro médicos por período, o que possibilitou reduzir o tempo médio de espera por atendimento”, contou.

Foto: Vivian Honorato

O secretário de Saúde destacou que há 19 anos UBS do Jardim Alvorada não recebia reforma geral. “Além das melhorias, fizemos a substituição de todos os equipamentos necessários, mobiliários e computadores. Conseguimos, por meio da liberação do prefeito Marcelo Belinati, adquirir mais de 1.000 computadores para a Saúde, dos quais 15 foram para esta unidade. Também substituímos o consultório odontológico, com duas cadeiras novas de odontologia, para atender, de forma ainda mais adequada, toda a população da região”, contou.

Segundo Machado, ainda no mês de abril a SMS deve reinaugurar a UBS da Vila Casoni, do Carnascialli e do Centro Social Urbano (CSU). “São unidades onde as obras já foram finalizadas, faltam apenas pequenas adequações a serem feitas”, informou. Ele também contou que o processo de licitação para reformar de sete a 14 UBSs, está em fase avançada e deve ser publicado ainda no primeiro semestre. “Nos próximos dias devemos anunciar a construção da UBS do Santa Rita e também assinarmos a ordem de serviço para reforma da UBS do Ideal”, completou.

Foto: Vivian Honorato

A UBS do Jardim Alvorada, entregue hoje, foi inaugurada em 1992 e passou de 260 para 345.69 metros quadrados, com a ampliação do sanitário. No local são prestados diversos serviços, entre enfermagem, clínica-médica e clínica-odontológica. A UBS também conta com uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com profissionais da área de nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia e educação física.

O local atende a população de diversos bairros da região oeste: Jardim Santo Antonio, Alvorada, Araxá, Baldan, Bilha, Campo Belo, Champagnat, Coroados, Country Club, das Araucárias, Dom Ático, Dom Bosco, Bancários, Hedy, Itamaraty, Los Angeles 1 e 2, Presidente, Quebec, San Remo, Shangrilá-A, Sumaré, Veraliz A, B, C e D, e Araxá 1, 2 e 3, Residencial Napoli, Vale do Rubi, Aurora, Judite, Vitória e Andrade.

O presidente da Associação de Moradores dos Nove Bairros, Euclides Correia, que esteve presente na solenidade de entrega, afirmou que a comunidade local foi presenteada com as melhorias executadas no local. “Obrigado por terem cuidado da unidade e também da praça. Nós, da Associação, queremos ser parceiros da administração, trabalhando juntos em prol da comunidade da região”, frisou.

Outras unidades – Até agora, estão em reforma as unidades da Vila Casoni, Conjunto Habitacional Carnascialli, Centro Social Urbano (CSU), Conjunto Habitacional Ernani Moura Lima, Conjunto João Paz, Jardim Piza, do Maria Cecília, distritos de Lerroville, Paiquerê e Warta. Em 2017 foram entregues as reformas das UBSs do Jardim Panissa/Maracanã, Selva e do Parque das Indústrias. Em 2018 a UBS do Jardim do Sol.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Jamil Janene, Eduardo Tominaga e João Martins; a coordenadora da UBS do Jardim Alvorada, Elaine Campreguer, acompanhada por sua equipe; o ex-senador Leite Chaves; representantes do Conselho Municipal de Saúde, diversas lideranças comunitárias e o secretariado municipal.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos