Cidade

Casos confirmados de dengue sobem 8% em uma semana

A aplicação de veneno com veículos de fumacê, que objetiva matar o mosquito em fase adulta, continua em Londrina, e já está 80% concluída

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o boletim atualizado sobre a situação da dengue em Londrina, em entrevista coletiva concedida pelo secretário da pasta, Felippe Machado. Subiu para 574 casos confirmados, 8% a mais do que na semana anterior, que somava 531.

Do início do ano até agora, foram 4.614 notificações relacionadas à doença, destas, 1.360 foram descartadas e 2.680 estão em andamento, aguardando o resultado dos exames laboratoriais. Neste momento, não há pacientes com casos graves internados.

Segundo Machado, houve uma redução considerável no número de casos confirmados, contudo é necessário manter o sinal de alerta, visto que ainda há um espaço de circulação viral até o final de maio. “Toda a atenção deve ser mantida pela população, para não corrermos o risco de registrarmos outros óbitos por conta da dengue, não ter mais internações graves em decorrência da doença e evitar entrarmos em um estado epidemiológico, que se caracteriza, pelo porte de Londrina, com a confirmação de 1.300 casos aproximadamente”, alertou.

O secretário explicou que a aplicação de veneno com veículos de fumacê, que objetiva matar o mosquito em fase adulta, continua em Londrina, e já está 80% concluída. “Continuamos pedindo à população que mantenha os cuidados básicos em seus quintais, fazendo a remoção dos criadouros, e nós, do poder público, vamos manter todas as ações que foram desencadeadas desde o início do ano, como as orientações e vistorias feitas pelos agentes de endemias”, afirmou.

Sintomas – A orientação da SMS é que nos primeiros sintomas da doença, a pessoa se dirija às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que o diagnóstico inicial e a notificação sejam feitos. Os hospitais ficam na retaguarda, recebendo os casos que exigem maior atenção e internação clínica. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição.

Outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos