Padre Roque quer UBS Maria Cecília aberta 24 horas
Prefeito visitou unidade hoje (dia 6), pela manhã, e elogiou atendimento; ampliação do atendimento será definida ainda este mês
Salvador Francisco
n.com@sercomtel.com.br
O prefeito de Londrina, José Roque Neto, o “Padre Roque”, quer ampliar o atendimento da Unidade Básica de saúde do conjunto Maria Cecília de 16h para 24hs. A decisão foi anunciada hoje (dia 6), pela manhã, durante visita que o prefeito fez à unidade em companhia do secretário municipal de Saúde, Aparecido José Andrade; e do secretário de Governo, Tercílio Turini.
De acordo com Padre Roque, a ampliação no horário de atendimento para 24hs viria suprir uma necessidade da região norte, principalmente diante da demora na conclusão das reformas no Hospital Anísio Figueiredo, da Zona Norte (HZN). “Sabemos que o Estado está enfrentando problemas jurídicos com a empreiteira que vinha fazendo a obra, e torcemos para solução rápida do problema. Mas se conseguirmos ampliar o atendimento aqui no Maria Cecília vamos garantir mais saúde para a população da região norte”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, os estudos para a ampliação já foram iniciados pelo secretário de Saúde, Aparecido José Andrade, e uma definição deverá acontecer até o final de janeiro. “Hoje a unidade tem 3 médicos e 63 funcionários para atender cerca de 600 pessoas por dia, funcionando 16 horas. É claro que teremos de ampliar os recursos humanos para podermos abrir 24 horas, e cremos que isso será possível”, disse o prefeito.
Padre Roque elogiou o atendimento que vem sendo dado à população pelos funcionários da UBS, que foi reaberta no último dia 31 de dezembro, depois de passar por uma ampla reforma. De acordo com ele, a reforma deu condições para esta ampliação de atendimento e, agora, resta apenas resolver o problema de contratação de pessoal para garantir essa melhoria.
Atualmente as unidades mantidas pelo município e que funcionam 24hs são as dos jardins Leonor e União da Vitória, além do Pronto Atendimento Municipal (PAM), Adulto e Infantil. Os demais atendimentos que funcionam 24hs são prestados pelos hospitais Zona Norte, Zona Sul e Hospital Universitário (HU), mantidos pelo Estado, e pelos demais hospitais particulares da cidade.
(Londrina, 6 de janeiro de 2009)




