Cidadão

Crianças participam de gincana para recolhimento de materiais eletrônicos

Parceria com a ONG E-letro dará a destinação correta para materiais que não são mais utilizados pela comunidade

Nesta terça-feira (23), a partir das 7h30, os familiares e as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nissia Rocha Cabral deram início a uma gincana para arrecadar materiais eletrônicos sem uso. A atividade prosseguirá até quarta-feira (24), às 18h30, na sede do CMEI, que fica na Rua Ananias Fonseca da Silva, 110, no Conjunto Habitacional Cafezal I.

O objetivo é recolher os produtos eletrônicos que não têm mais utilidade e dar a eles um descarte correto, minimizando os efeitos altamente tóxicos de seus resíduos. Por isso, o CMEI encaminhou aos pais e à comunidade um aviso sobre a gincana e colocou a publicação de aviso nas redes sociais.

Assim, todos os familiares, os amigos e os vizinhos podem levar televisores, aparelhos de DVD, rádios, cabos eletrônicos, teclados, computadores quebrados, fogões velhos, geladeiras sem uso, máquinas de lavar estragadas, entre outros objetos sem utilidade, até a sede da unidade escolar. Nela foi instalado um ponto de recolhimento de materiais. Eles serão entregues à Organização Não Governamental ONG E-letro, que dará a destinação correta para todos.

Além disso, cada item entregue para o descarte recebe uma pontuação, que é contada a partir de tampinhas de garrafas pets. Ao final da gincana, os professores contarão todas e as duas turmas com mais tampinhas serão premiadas. Elas receberão um passeio pelo Jardim Botânico de Londrina.

A atividade pretende unir todas as crianças do CMEI, que ao todo somam cerca de 160 alunos. Para uma das professoras idealizadoras do projeto “Descobrindo a Natureza”, Marcia Rejaine Piotto, a intenção é ensinar as crianças, de forma criativa, sobre a construção de um mundo mais sustentável, buscando a qualidade de vida para todos, sem agredir o meio ambiente. “Nossa intenção é recolher o material eletrônico dando a ele a destinação correta e ensinando as crianças que é possível construir um mundo sustentável, com um meio ambiente saudável”, disse.

Para isso, além desta atividade de hoje e amanhã, na próximo sábado (27), das 9h às 16h, será realizado um novo mutirão de recolhimento do material eletrônico sem uso, em parceria com a ONG E-letro, na sede da Igreja Batista do Conjunto Cafezal, que fica na Avenida Presidente Euríco Gaspar Dutra, 1.276. Além dessa igreja, outra, localizada no Santa Rita também receberá a ação de recolhimento no dia 1º de junho.

A diretora da unidade escolar, Daniela de Paula Marinho, lembrou que o CMEI já realizou outras ações em prol de uma conscientização da comunidade e das próprias crianças, como para a economia de energia elétrica, de água e para o combate à dengue. “Isso é necessário, porque ajuda a comunidade que tem material de descarte acumulado em casa a dar a destinação correta, além de ajudar o meio ambiente. Preservando o meio ambiente, estamos preservando o futuro das crianças”, frisou.

Além disso, os educadores do CMEI vem desenvolvendo uma horta na unidade escolar e estão trabalhando com os alunos a importância da separação do lixo e a destinação adequada para os materiais recicláveis e eletrônicos.

Para imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora Daniela de Paula Marinho, pelo 3375-0208 e com uma das idealizadoras do projeto, professora Marcia Rejaine Piotto, pelo mesmo número.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos