APAE quer expandir atividades clínicas e educacionais
Instituição que atende alunos especiais foi visitada hoje (dia 5), à tarde, pelo prefeito José Roque Neto; escola atende 350 alunos
Salvador Francisco
n.com@sercomtel.com.br
O prefeito de Londrina, José Roque Neto, “padre Roque”, visitou hoje (dia 5), à tarde, a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Londrina (APAE) e a Escola de Educação Especial Santa Rita, na rua Robert Koch, n° 11, vila Operária (região leste). O prefeito foi recebido pela presidente da APAE, Rosangela Aparecida Martins; pela diretora da Escola, Irene Frutuoso, e educadoras da instituição, que é conveniada com a Secretaria Municipal de Educação.
Durante a visita, padre Roque conversou com os alunos especiais atendidos pela instituição, acompanhou o desenvolvimento de atividades do dia a dia da escola. Além das disciplinas tradicionais, os cerca de 350 alunos da instituição participam de atividades de informática, música, artesanato e pintura, entre outras.
De acordo com a presidente da APAE, Rosangela Aparecida Martins, a instituição pretende expandir as atividades de atendimento clínico aos alunos, bem como ampliar as atividades educacionais. Como o prédio atual não comporta essa expansão, a instituição já recebeu da prefeitura um terreno próximo à sede atual, onde deverá ser construído o novo prédio.
No entanto, segundo a presidente, até que a APAE levante recursos para a construção, a escola quer encontrar uma alternativa para expandir as atividades, próximo à sede atual. Ela pediu ao prefeito, a intermediação junto ao Governo Federal, para autorização da utilização temporária de duas construções existentes na rua Palheta, dentro da área onde estão os antigos barracões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), que foram cedidos para a Justiça Federal do Trabalho e para o Hospital Universitário (HU).
O prefeito José Roque Neto garantiu que manterá contato com o deputado federal Alex Canziani (PTB), que já participou de negociações anteriores da área com o Governo Federal, para agilizar os contatos necessários. “Caso estas duas construções estejam desocupadas, temos certeza de que o deputado Alex Canziani vai lutar para viabilizar esta autorização. Se não houver empecilhos, esperamos retornar em breve com uma resposta positiva. Seria uma grande ajuda pelo excelente trabalho desenvolvido pela APAE”, afirmou o prefeito.
(Londrina, 5 de março de 2009)
Foto: Luiz Jacobs